fbpx

6 cidades mineiras para conhecer nas férias de julho

7 minutos para ler

O estado de Minas Gerais possui diversos destinos para quem pretende fazer uma viagem e relaxar nas férias de julho, confira.

Estamos na metade do ano e para muitas famílias, essa é a oportunidade de relaxar e aproveitar as férias de julho, que coincide com o período do recesso escolar. Fazer uma viagem tranquila para curtir com paz e sossego é a melhor opção. Se você ainda não sabe para onde ir, o estado de Minas Gerais abriga diversos destinos incríveis e baratos, que agradam os turistas de todos os estilos.

Minas Gerais é um estado muito conhecido pela sua culinária – pãozinho de queijo é uma tradição no país todo né? – , pela riqueza da sua cultura, pelas diversas belezas naturais e também pelo turismo religioso, com belas igrejas e templos ricos em arquitetura. E claro, o sotaque mineiro, que conquista todos os turistas – trem bom demais!

Cada cidade do interior mineiro possui suas peculiaridades e todas são boas opções para quem deseja fazer um passeio diferente no fim de semana, tirar uns dias de descanso ou fazer um tour cultural e gastronômico. São destinos que cabem no seu bolso;  a Buser possui viagens de ônibus para diversas cidades do estado; além de serem mais seguras e práticas, saem por mais da metade do preço em relação às passagens de companhias rodoviárias tradicionais. É só entrar no site ou no aplicativo da Buser, escolher seu destino e fazer sua reserva, sem sair de casa. 

Destinos mineiros para viajar nas férias de julho

Quem visita Minas Gerais, com certeza se apaixona! Como o maior estado da região Sudeste, opção de destinos para conhecer é o que não falta. Mas a gente te ajuda; trouxemos 6 cidades do interior mineiro, ideais para os momentos de descanso que as férias do meio do ano pedem. Bora conhecer?

1) Varginha

Localizada na região sul do estado, Varginha ficou conhecida mundialmente pela aparição de criaturas alienígenas na cidade, em 1996. Vem daí a expressão ET de Varginha! Se a cidade realmente foi alvo de ataques extraterrestres, não sabemos; mas a cidade já ficou entre as 7 melhores para se viver no país e é uma das maiores produtoras de café do Brasil.

Nave Espacial de Varginha – MG localizada na Praça Marechal Floriano. Foto: LEO DRUMOND / NITRO

Opções turísticas não faltam na cidade; as crianças vão adorar ver de perto a Nave e o Memorial do ET, que funciona como um observatório na cidade. O Parque Zoobotânico de Varginha também possui diversas atrações e o Parque Novo Horizonte proporciona uma das paisagens mais belas para relaxar com a família. Mas para quem curte um contato maior com a natureza, vale colocar no roteiro a trilha até o Morro do Chapéu e um banho na Cachoeira dos Possidônios

2) Lavras

Conhecida como a Terra dos Ipês e das Escolas, Lavras está na região do Campo das Vertentes e foi uma referência durante o ciclo do ouro – daí vem o seu nome. Hoje, a cidade é um exemplo na educação, devido às suas importantes instituições de ensino superior. No turismo, a cidade mineira também tem muito a oferecer, com seu clima aconchegante e as diversas montanhas e belezas naturais que a cercam.

Vista panorâmica do Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, um dos destaques na cidade de Lavras – MG.

O Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito é um dos destaques da cidade; lá é possível ter um contato direto com a natureza, com diversas trilhas e quedas d’água. Vale a pena visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, tombada como patrimônio histórico nacional, e o Mercado Municipal de Lavras, ótimo para um tour gastronômico. 

3) Passos

Passos é um polo regional do interior mineiro e é uma das maiores cidades do estado de Minas; se destaca pela produção de móveis rústicos confeccionados por artesãos locais e pela presença de grandes fábricas moveleiras.

Vista do Santuário da Penha em Passos – MG, o principal cartão-postal da cidade. Foto: LEO DRUMOND / NITRO

Mas Passos também é um destaque à parte quando se trata de atrações e belezas naturais; se você é fã de cachoeiras, chegou ao lugar certo. Outro local imperdível é o Santuário da Penha, um marco da cidade que atrai turistas religiosos de diversas regiões. Uma dica: tire um dia para fazer um piquenique na Estação Cultura e fazer comprinhas na Avenida da Moda.

4) Itajubá

Itajubá marcou a história como um dos principais polos do garimpo durante o ciclo do ouro. Hoje, a cidade recebe novos habitantes todos os anos, por conta das grandes universidades federais instaladas por lá. Outra curiosidade de Itajubá é que ela é considerada a Capital do Coral – basta uma festividade, que os grupos de corais enchem a cidade com música e muita cantoria.

Vista da Pedra Aguda, um dos pontos que garantem uma bela paisagem de Itajubá – MG.

Para quem quer relaxar no fim de semana, Itajubá reserva atrações para todos os gostos. Não deixe de conferir o pôr-do-sol no lago do Parque Municipal e conhecer o Santuário Nossa Senhora da Agonia, cartão-postal da cidade. Itajubá também garante aventuras para quem curte fazer trilhas – como a da Pedra Aguda. Anota aí algumas cachoeiras imperdíveis: Cachoeira da Estância e a Cachoeira Serra dos Toledos.

5) Alfenas

Destaque da região sul de Minas, Alfenas é uma cidade universitária com importantes instituições de Ensino Superior. Com seu clima interiorano, é uma ótima opção para quem deseja relaxar e descansar nas férias de julho.

Interior do Parque Zoológico Municipal de Alfenas – MG.

A cidade dispõe de ótimas opções de hospedagem e hotéis fazenda, que garantem atividades para toda a família. Se for montar um roteiro de viagem para Alfenas, não deixe de colocar uma visita ao Parque Zoológico Municipal, à Igreja Matriz São José e Dores e à Casa da Cultura. Assistir ao pôr-do-sol na Ponte das Amoras também é um espetáculo à parte!

6) Pouso Alegre

A simpática cidade de Pouso Alegre é um dos maiores polos de desenvolvimento no interior mineiro; localizada em uma região serrana, recebe turistas principalmente no inverno, por conta do seu clima perfeito para relaxar. Mas para quem curte um agito, Pouso Alegre organiza um dos maiores carnavais de rua de Minas e recebe turistas do Brasil todo durante as festividades.

O Parque Natural Municipal de Pouso Alegre – MG é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

A cidade agrada por conta das suas diversas áreas verdes, praças e parques. O Parque Natural Municipal apresenta uma bela diversidade de fauna e flora, vale a pena aproveitar as trilhas e conhecer o orquidário. Não deixe de ir ao Mercado Municipal e experimentar o pastel de farinha de milho, iguaria típica da região. A Catedral Metropolitana é um dos cartões-postais mais famosos e o Cristo Redentor de Pouso Alegre é o terceiro maior do país, com um mirante que garante uma bela vista panorâmica.

E aí, qual dos destinos mineiros é mais a sua cara? Agora é escolher a melhor opção para sua viagem das férias de julho e ir de Buser, opção de transporte mais segura e econômica. Partiu reservar sua viagem e arrumar as malas?

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados