O Halloween é uma festa de origem celta, que ganhou força principalmente nos países da América do Norte. No Brasil, essa cultura não é tão forte, mas os destinos folclóricos brasileiro também reservam diversas lendas típicas em diversas regiões e cidades do país. De saci-pererê ao boto cor-de-rosa, as histórias celebram a verdadeira cultura dos povos brasileiros.
E se você é daqueles viajantes que querem explorar destinos exóticos e que possuem sempre uma história boa pra contar, selecionamos alguns destinos inesquecíveis para quem quer mergulhar no mundo do folclore e celebrar o “Halloween à brasileira”. Tem opções para todos os gostos e a Buser te leva para todos eles. Boa leitura!
1. São Luís (MA)
A primeira lenda vem da capital maranhense. Há muito tempo, o dono de uma fazenda de São Luís possuía um boi, considerado o seu preferido. Um certo dia, a esposa grávida de um dos escravos que viviam ali sentiu um desejo enorme de comer língua bovina.
Como o marido da moça a amava demais, não hesitou em sacrificar o boi mais querido daquela fazenda. Não demorou muito para que o patrão notasse a falta do animal e organizasse uma busca por ele. Quando ele o encontrou morto, ficou inconsolável.
No entanto, com a ajuda de um curandeiro, o boi voltou à vida. Para comemorar aquele milagre, o patrão organizou uma festa inesquecível — tão marcante que dura até hoje.
Estamos falando da celebração do Bumba-meu-boi do Maranhão, que ocorre durante todo o mês de junho na capital maranhense. A lenda é celebrada em diversas regiões do país, e em São Luís o festejo se mantém forte, atraindo turistas para curtir os passeios, as festividades e a comida local.
Grupos folclóricos de todo o Maranhão se encontram em São Luís e se apresentam com seus bois coloridos. Assim, as danças se misturam às decorações e aos pratos típicos, como o bolo de tapioca e o mingau de milho (também conhecido como canjica). Vale muito a visita, não é?
2. Manaus (AM)
Quem já ouviu falar do boto cor-de-rosa? Esse mamífero muito comum nos rios da América do Sul possui a sua lenda própria na Região Norte do país.
Segunda a lenda, o boto é capaz de se transformar em um homem muito bonito. Ele se dirige aos bailes das cidades ribeirinhas e tira as moças solteiras para dançar e atrair. Depois ele volta a ser boto na madrugada e desaparece no Rio Amazonas.
Em Manaus, é possível conhecer o boto cor-de-rosa de frente e até mesmo nadar com ele. É um ótimo passeio em família, uma vez que o boto se assemelha aos golfinhos de filmes e diverte muito as crianças, por exemplo.
Os passeios que envolvem esse contato com o boto acontecem às margens do Rio Amazonas. Lá, é possível encontrar diversos guias dispostos a contar mais sobre a história de uma lenda folclórica tipicamente brasileira.
3. Pantanal (MS)
O Pantanal é quase um mundo à parte dentro do Mato Grosso do Sul. Além da biodiversidade, na região também encontramos lendas folclóricas que não devem nada ao Halloween estrangeiro. Uma das mais conhecidas, e que rende um roteiro turístico, é a do boitatá.
A criatura é uma cobra com calda de fogo que defende os campos contra as pessoas que os queimam, uma prática ilegal que é feita para preparar o terreno para o plantio. Assim, visitantes podem desfrutar de caminhadas, cavalgadas, passeios de barco, safári e outras atividades na área que o boitatá “protege”.
Uma dica para não perder nenhuma paisagem é viajar de ônibus, explorando as diversas localidades da região pantaneira, como Corumbá e Aquidauana. É bom lembrar que o ecossistema conta com mais de 250 mil quilômetros de extensão, se estendendo para outros estados e também para outros países.
Além de explorar o “circuito do boitatá”, também será possível explorar uma planície pluvial onde se encontra fauna e flora de beleza.
Tá vendo como dá pra curtir a sua própria versão das histórias de terror? Como o Brasil possui diversas lendas folclóricas, é possível combinar um passeio bem-humorado com paisagens deslumbrantes.
Gostou do artigo e bateu aquela enorme vontade de viajar? Então, visite o site da Buser e escolha seu próximo destino!