A capital sul-mato-grossense completa 123 anos nesta semana e é conhecida pelo apelido de “Cidade Morena”.
Se você é fã de moda de viola e deseja conhecer um dos grandes cartões-postais da região Centro-Oeste, que tal incluir Campo Grande- MS na sua lista de viagens? Além de ser uma porta de entrada para grandes belezas naturais do Brasil, como o Pantanal, a capital do Mato Grosso do Sul também se destaca pela gastronomia e cultura, ricas em diversidade devido à influência de diversos povos que habitavam a região.
No dia 26 de agosto será comemorado o 123º aniversário de Campo Grande e é claro que a Buser trouxe dicas e curiosidades para quem deseja fazer uma viagem para esse destino exótico e surpreendente.
Ao planejar o seu roteiro, já se prepare para se deparar com uma rica diversidade de aves exóticas por entre as áreas verdes de Campo Grande. Experimente um famoso tereré – bebida típica da cidade com erva-mate e água gelada – e bora lá explorar as belezas da Cidade Morena?
Cultura e História de Campo Grande
Em meio a um dos maiores biomas da América do Sul, o cerrado, Campo Grande – MS surpreende pela diversidade de riquezas naturais. A capital sul-mato-grossense, também conhecida por Cidade Morena, leva esse nome por conta da sua terra avermelhada e é considerada uma das capitais mais verdes do Brasil, sabia? Suas paisagens são porta entrada para diversas atrações do Centro-Oeste, como o Pantanal, a Serra da Bodoquena, o Parque Nacional das Emas e a famosa cidade de Bonito.
A cultura de Campo Grande – MS também é um diferencial. Você sabia que existem indícios de que povos pré-históricos já ocuparam a região? E realmente, a cidade é uma grande mistura dos diversos povos que ajudaram a colonizar a capital, como japoneses, árabes, bolivianos e indígenas.
Curiosidades de Campo Grande
Berço do Parque Nacional do Pantanal, um dos Patrimônios Naturais Mundiais considerados pela UNESCO, Campo Grande se configura como um dos cartões-postais mais incríveis do país. Uma curiosidade é que a cidade já foi considerada uma das 4 cidades com melhor arborização urbana da América do Sul.
E se você é fã de música sertaneja, com certeza Campo Grande é o sue lugar. A cidade é considerada a terra das modas de viola e também de grandes compositores famosos do gênero musical, como Almir Sater. Se for viajar para lá, não perca a oportunidade de ter uma experiência bem típica: participar de rodas de “causos” para ficar por dentro das principais histórias da cidade. E é claro que tem que ter a companhia do famoso tereré, bebida semelhante ao chimarrão, porém servida com erva-mate e água gelada, para espantar o calor excessivo que rola na região.
E falando nisso, a gastronomia sul-mato-grossense também surpreende e mistura as principais influências culturais que Campo Grande teve no momento da sua colonização. Não deixe de experimentar o sobá, uma espécie de sopa japonesa, o pacu assado e a linguiça de Maracaju, tão famosa que ganhou até uma comemoração anual em sua homenagem, a famosa Festa da Linguiça
A cidade agrada a todos os tipos de turistas; aqueles que querem se conectar com a natureza, apreciar cultura local ou que desejam descansar em novos lugares para passear e curtir uma boa gastronomia. Prepare as câmeras, com certeza as paisagens irão surpreender; no mínimo, você vai ver de perto um pôr-do-sol incrível e diversos tipos de aves pelo caminho!
O que fazer em Campo Grande?
As áreas verdes da cidade de Campo Grande são as mais famosas de região, consideradas os verdadeiros cartões-postais. Mas a cidade oferece muito além disso. Confira alguns pontos turísticos que você não pode deixar de visitar na sua viagem.
Visite o Parque das Nações Indígenas
Com uma área de 119 hectares, o Parque das Nações Indígenas abriga uma reserva ecológica no meio da cidade de Campo Grande. O maior parque urbano da cidade oferece infraestrutura completa de área de lazer, ideais para praticar esportes ou simplesmente, fazer um belo passeio. Além disso, o Parque é palco de diversas atividades culturais, abrigando importantes instituições como o Museu das Culturas Dom Bosco, o Museu de Arte Contemporânea e monumentos famosos pela arquitetura, como o Monumento ao Índio. Prepare para tirar muitas fotos incríveis!
Conheça a Feira Central de Campo Grande
Considerada a maior feira do Mato Grosso do Sul, a Feira Central de Campo Grande reúne diversas opções incríveis para você conhecer a gastronomia e a cultura da cidade de perto. A Feira, que é um Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade, é um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas, que carinhosamente a chama de “feirona”. Prepare-se para encher a barriga com diversas iguarias típicas, que você não pode deixar de experimentar!
Veja de perto o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
O Santuário de Campo Grande merece uma visita por conta da sua importância cultural e arquitetônica. Considerada um patrimônio histórico da cidade, é a construção religiosa mais antiga e foi elevada à categoria de Santuário por conta da quantidade de relíquias presentes no espaço e pela grande procura dos fieis, uma vez que a igreja homenageia a padroeira do estado do Mato Grosso do Sul. Vale a pena a visita!
Divirta-se no Eco Park Clube
Que tal levar a família toda para se refrescar do calor de Campo Grande? O Eco Park Clube é o maior parque aquático do Mato Grosso do Sul e garante atrações incríveis para todas as idades. Além dos tradicionais toboáguas, o parque ainda possui passeios de pedalinho, cavalgadas e um pesqueiro – ideal para passar o dia todo na diversão!
Mergulhe na história com o Museu José Antônio Pereira
Para quem gosta de se aprofundar na história de um local, o Museu José Antônio Pereira é a melhor opção. O espaço conta a história e o legado do fundador da cidade de Campo Grande e garante uma experiência de volta ao passado, mais precisamente o século 19!
Viu como Campo Grande consegue agradar todos os tipos de turistas? Para completar o seu roteiro, anota aí: visite a Praça Ary Coelho, surpreenda-se no Mercado Municipal, aproveite o Parque Ayrton Senna e aprecie a vista no Morro do Ernesto.
Escolha sua viagem para Campo Grande
Depois de explorar um pouco mais de Campo Grande, já deu para incluir a cidade nos seus próximos destinos de viagem, não é? Com a Buser, você chega ao seus destino pagando mais barato e garantindo mais segurança, isso tudo de maneira prática e fácil, direto no site ou app. E com centenas de destinos, a Buser opera em vários trechos que chegam até Campo Grande. Confira algumas opções!
São Paulo (SP) – Campo Grande (MS)
Cuiabá (MT) – Campo Grande (MS)
Resende (RJ) – Campo Grande (MS)
Brasília (DF) – Campo Grande (MS)
Bonito (MS) – Campo Grande (MS)
Goiânia (GO) – Campo Grande (MS)
Vai incluir Campo Grande em seu roteiro? Então, leia as nossas dicas para que a sua viagem de ônibus com a Buser seja o mais confortável possível!