fbpx

Conheça 5 lugares para acampar em São Paulo

6 minutos para ler

Acampar é sempre uma boa opção para quem quer fugir um pouco da cidade grande e aproveitar a natureza, ou para quem tem vontade de conhecer lugares novos, sem abrir mão de economizar.

Há diversas opções de lugares para acampar pelo estado de São Paulo, em destinos com praias ou cachoeiras, no litoral ou no interior, que atendem a todos os gostos; afinal, existem diversas opções de campings, tanto com infraestruturas completas quanto alternativas mais simples.

Pensando em ajudar você a fazer uma viagem inesquecível no seu final de semana, preparamos este post para apresentarmos 5 ótimos lugares para acampar em São Paulo. Confira abaixo quais são eles.

1. Camping do Eugênio

O Camping do Eugênio é um dos mais tradicionais no litoral norte paulista. Localizado na Praia do Bonete, em Ilhabela – SP, na mata do lado sul da ilha, o Camping do Eugênio também é um dos melhores para acampar pelo estado. O local conta com pontos de tomada, banheiros e chuveiros com água quente.

A Praia do Bonete, na cidade de Ilhabela – SP, foi considerada uma das mais bonitas do Brasil pelo jornal The Guardian. Essa praia tem 600m de areia bem clara e um mar agitado, que é atração à parte para os surfistas, além de ter um rio de praia com águas bem tranquilas. Inclusive, o Bonete é habitado pela maior comunidade caiçara de toda Ilhabela, sendo que a energia elétrica do local é gerada por meio de geradores e painéis solares.

Não há uma via para veículos até o Bonete; portanto, para chegar ao local é preciso fazer uma trilha de 12 km pelo Parque Estadual de Ilhabela, que começa na Ponta de Sepituba. É preciso percorrer um trajeto de 3 a 6 horas para chegar à praia. Contudo, durante a trilha já é possível aproveitar a mata preservada e algumas cachoeiras durante o trajeto.

Outra opção é ir pelo mar, à bordo de barcos, lanchas ou canoas. Como o acesso à praia não é simples e fácil, muitos turistas optam por passar ao menos uma noite no local para aproveitá-lo melhor.

2. Camping de Intervales

O Parque Estadual Intervales — localizado ao sul do estado de São Paulo, entre os municípios de Guapiara, Iporanga, Sete Barras, Ribeirão Grande e Eldorado — é um lugar repleto de Mata Atlântica na Serra Paranapiacaba, que virou uma reserva estadual no ano de 1995. O Parque possui um ecossistema repleto de biodiversidade, com diferentes espécies de aves, flores e pequenos mamíferos.

O Camping de Intervales fica dentro do parque e conta com 4 banheiros, 1 lava-pratos, 1 lava-roupas e bastante sombra para os visitantes montarem a sua barraca. No entanto, no local não há chuveiro de água quente.

Antigamente, a região sofreu pela exploração de ouro e o crescimento da agropecuária, mas hoje em dia o local é preservado e traz opções de passeios que incluem cavernas, lagos e cachoeiras.

Algumas trilhas mais leves e de curta duração não precisam de guias, já as mais complexas exigem a contratação de monitores. O roteiro preferido dos visitantes costuma ser a trilha que combina a Cachoeira do Mirante e a Gruta Colorida e tem duração aproximada de 3 horas.

3. Fazenda das Pedras

Outro lugar para acampar em SP é a Fazenda das Pedras, localizada na cidade de Itu, a aproximadamente 1 hora de São Paulo. O local é ideal para famílias, casais e grupos de amigos que querem acampar sem abrir mão da comodidade e do conforto.

No local, além do camping em barracas, também existem opções de acomodações em cabanas, chalés e apartamentos. Além disso, na fazenda há dois restaurantes que oferecem café da manhã, almoço e jantar, cobrados à parte.

Existem diversas opções de atividades no local, como passeios à cavalo, tirolesa, piscinas com tobogãs, playground e, é claro, visitas à famosa cidade de Itu, conhecida por ser a cidade onde “tudo é grande”.

4. Ypê Camping

O Ypê Camping, localizado na Praia de Camburi das Pedras, na cidade de Ubatuba – SP, é ideal para as pessoas que apreciam a simplicidade e a natureza, já que no local há somente uma vila de pescadores.

Esse é o camping mais conhecido na região, por ser perto da praia e ter grandes espaços com sombras para a montagem de barracas. O local é simples e não conta com cozinha comunitária ou chuveiros com água quente.

A Praia de Camburi das Pedras tem 2 rios que deságuam cada um em uma das extremidades, além de um mar com águas tranquilas e claras a maior parte do tempo. Um dos diferenciais do local é que ele está em uma das áreas de preservação do Parque Estadual da Serra do Mar — a maior área contínua da Mata Atlântica no Brasil.

Esse destino é ideal para os aventureiros que desejam fazer trilhas. Inclusive, há uma antiga trilha que tem duração aproximada de 5 horas e leva até a vila de Trindade, em Paraty – RJ! Mas essa não é a única opção de trilha, já que também existem trajetos que levam a poços e cachoeiras de águas refrescantes e claras.

A Praia de Camburi das Pedras também é excelente para a prática de mergulho e nado livre, uma vez que entre as pedras do local é possível encontrar diversas espécies de peixes e demais animais marinhos.

5. Camping Cabreúva

O Camping Cabreúva, localizado na cidade de Cabreúva, a 90 km de São Paulo, é uma excelente opção para as pessoas que desejam encontrar uma infraestrutura completa para acampar.

Esse camping fica dentro de um parque que tem piscinas, lagos, restaurantes, parque aquático e muitas outras atividades. O contato com a natureza também é possível por meio das trilhas e do convívio com os animais que vivem no local.

Agora que você já conhece 5 lugares para acampar em SP, escolha o destino que mais te agradou e planeje uma viagem para o camping sem se esquecer de levar os equipamentos necessários — como saco de dormir, barraca, roupas adequadas, mochila etc. E claro, lembre- se de sempre respeitar a natureza!

Aproveite e conheça 4 dicas para aproveitar uma viagem com chuva da melhor forma!

Gostou desse artigo? Acesse www.buser.com.br e conheça nossas vantagens para sua próxima viagem!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados