Em parceria com o ICOM, referência em tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais, plataforma de viagens de ônibus passa a oferecer atendimento à comunidade surda a partir de uma plataforma de intérpretes online
Enquanto apenas 1% dos sites brasileiros estão acessíveis em Libras*, o ICOM vem tentando mudar esse cenário, ajudando a levar a inclusão por meio de parceria com mais de 130 empresas, tendo atendido mais de 50 mil chamadas por mês de pessoas surdas
Para tornar a experiência dos viajantes brasileiros mais acessível e inclusiva, a Buser (www.buser.com.br), plataforma de viagens rodoviárias com mais de 11 milhões de clientes em todo o Brasil, está se unindo ao ICOM, empresa referência em tradução simultânea de Libras – Língua Brasileira de Sinais, para lançar um sistema de atendimento à comunidade surda.
Por meio de uma Plataforma de Atendimento online interativa em Libras dentro do ambiente digital do ICOM, pessoas surdas poderão acionar um intérprete de Libras em vários pontos de contato com a empresa, para esclarecer, de forma simples e rápida, dúvidas relacionadas a questões como reserva, bagagem, documentos para viagem, mudança de horário, cancelamento etc.
“Estamos animados em unir forças com o ICOM, liderando juntos o caminho para uma experiência verdadeiramente inclusiva”, afirma Lidia Gordijo, diretora de Experiência do Cliente na Buser. “Por meio de canais acessíveis e da versatilidade oferecida pelo ICOM, estamos comprometidos em alcançar uma experiência de atendimento que transcende barreiras, valorizando a diversidade e promovendo a inclusão em todas as interações.” Lidia lembra que um dos pilares da marca é ser democrática e isso passa por estimular as pessoas e ser acessível, garantindo que a liberdade de escolha seja para todos.
ICOM e a comunidade surda
Enquanto apenas 1% dos sites brasileiros estão acessíveis em Libras*, o ICOM vem tentando mudar esse cenário, ajudando a levar a inclusão por meio de parceria com empresas dos mais diversos segmentos, como cias aéreas, plataformas de viagens de de ônibus com a Buser, e-commerce como OLX e Lojas Americanas e empresas de saúde como Unimed Porto Alegre e Odontoprev. Mais de 130 organizações, de serviços públicos e privados, já passaram pela plataforma, desde 2014. O ICOM é uma iniciativa da AME, ONG de referência na luta pela inclusão das pessoas com deficiência com mais de 30 anos no mercado.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2023, 5% da população brasileira possui alguma forma de deficiência auditiva, o que equivale a mais de 10 milhões de pessoas. Dentre elas, aproximadamente 2,7 milhões são totalmente surdas, ou seja, não possuem nenhuma capacidade auditiva. Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que até 2050, aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas no mundo – o equivalente a uma em cada quatro – terão algum grau de perda auditiva.
Uma pesquisa realizada pela Federação Mundial dos Surdos (WFD) indica que 80% das pessoas surdas têm dificuldades com línguas escritas devido à falta de acesso à educação. E dados do IBGE de 2019 mostram que o conhecimento de Libras entre as pessoas que declararam não conseguir ouvir de forma alguma é de 61,3% (aproximadamente 43 mil pessoas), percentual que cai para menos de 10% quando se analisa o grupo mais amplo, dos que têm algum tipo de deficiência auditiva, mas não total. Por isso a importância das Línguas de Sinais, com a Libras, que é reconhecida oficialmente no Brasil. Importante entender que elas não são simplesmente um sistema de gestos, mas sim uma língua com estrutura gramatical própria, com suas próprias regras e vocabulário.
O ICOM conta com intérpretes de Libras espalhados pelo país para atender clientes de mais de 130 empresas e órgãos públicos. Na maioria das vezes, esses intérpretes fazem contato com o atendente da empresa, para fazer a tradução simultânea, mas há também os casos em que eles são treinados para esclarecer as principais dúvidas do consumidor. Pessoas surdas ou com qualquer grau de perda auditiva podem acessar a central.
“É uma honra poder apoiar a Buser nesse projeto. Isso ajudará a ampliar a capacidade de inclusão de pessoas que fazem parte da comunidade surda, oferecendo opções para que o usuário escolha a forma como prefere se comunicar, seja por Libras ou por texto”, afirma Cid Torquato, CEO do ICOM.
Segundo pesquisa interna realizada com cerca de 2.238 pessoas da comunidade surda pelo ICOM em 2021, viajar é a principal atividade preferida dos entrevistados para fazer nas horas de lazer, com 46% de respostas. “A nossa plataforma foi desenvolvida para proporcionar uma experiência fluida e eficiente a toda a comunidade surda. No mercado de viagens, ainda mais de ônibus, que tem a acessibilidade natural por conta do preço, não pode ser diferente. A nossa missão é eliminar qualquer tipo de barreira de comunicação entre surdos e ouvintes em todos os setores e serviços”, reforça Torquato.
Como vai funcionar
O acesso à plataforma de atendimento em Libras está disponível no site da Buser. Por lá, o usuário será conectado a um intérprete de Libras em tempo real, que, em contato com um atendente da Buser, fará a tradução simultânea. O usuário deverá dar permissão ao uso da câmera pelo seu computador ou smartphone, já que o atendimento será por videochamada.
O atendimento em Libras da Buser é gratuito e exclusivo para pessoas da comunidade surda, e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, seguindo o formato da Buser. Acesse o site para mais informações: www.buser.com.br/atendimento-em-libras
Com essa colaboração, a Buser reforça seu compromisso com a acessibilidade, a inovação e a valorização da diversidade, estabelecendo um novo padrão de atendimento inclusivo.
* Fonte: Márcia Soalheiro, pesquisadora do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.
Sobre a Buser
A Buser nasceu com o propósito de fazer com que os brasileiros viajem mais e melhor. Com o fretamento colaborativo, que permite a divisão e formação de grupos de forma online, a empresa inovou e modernizou a forma de viajar pelo Brasil, com viagens custando até 60% a menos. A startup oferece ainda outros serviços, como a revenda de passagens em parceria com viações que atuam em rodoviária. Com mais de 11 milhões de clientes cadastrados, a Buser conta com mais de 300 empresas parceiras (entre fretadores e viações maiores), usando até 1.000 ônibus na alta temporada. A startup chega a transportar 20 mil passageiros por dia em todo o País. Para mais informações, acesse: www.buser.com.br.
Sobre o ICOM
ICOM é a Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais que adiciona uma camada de acessibilidade ao atendimento do setor privado e público, permitindo a comunicação com os clientes surdos no seu próprio idioma – Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O ICOM nasceu do AME Lab para dar voz a todos que enfrentam dificuldade na comunicação, assegurando diálogos sem barreiras.
Sobre a AME
A AME é uma ONG que atua para favorecer a inclusão de pessoas que se deparam com barreiras e desvantagens na relação com a sociedade em função de condições cognitivas, sensoriais, físicas ou motoras. Acumula, ao longo de sua história com mais de três décadas, sólida experiência no desenvolvimento de projetos e ações em parceria com empresas e órgãos da administração pública para ampliar as oportunidades de acesso e participação das pessoas com deficiência em ambientes corporativos e sociais. Na última década, com a criação de seu laboratório de tecnologia assistiva, o AME Lab, a digitalização dos serviços e produtos da AME é uma realidade que oferece uma vida mais autônoma e independente para as pessoas com deficiência.