fbpx

Por dentro da festa de São João de Campina Grande

6 minutos para ler

O São João de Campina Grande, na Paraíba, já começou e traz mais de 500 atrações após dois anos de pausa

Olha isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais! O que poderia ser só um refrão de uma das músicas mais tocadas nas festividades de São João, hoje representa o verdadeiro sentimento dos foliões de festa junina pelo país todo. Em Campina Grande, na Paraíba, não poderia ser diferente. Palco do Maior São João do Mundo, a cidade paraibana iniciou neste mês de junho as comemorações de uma das festas mais tradicionais do país. 

O São João de Campina Grande está mais do que especial em 2022. Após dois anos de pausa, a festa retornou com mais de 500 atrações e duração de 31 dias – a festa iniciou no dia 10 de junho e vai até o dia 10 de julho. E a programação está intensa! Turistas do Brasil todo vão poder curtir shows de bandas famosas de forró, além de quadrilhas tradicionais, trios de forró pé de serra e grupos de dança folclórica. Serão mais de 1000 horas de forró – pra arrastar o chinelo até cansar!

O São João de Campina Grande – PB conta com 31 dias de festa e na edição de 2022, serão mais de 1000 horas de forró e 500 atrações.

A edição de 2022 também está especial por conta da homenagem a um dos maiores artistas da música nordestina, Genival Lacerda. Nascido em Campina Grande, o artista é intérprete de várias canções famosas e nos deixou no ano passado, vítima da COVID – 19.

Até o dia 10 de julho tem muita festa para rolar e forró para tocar! Se você pensa em ver de perto essa festa tão tradicional do nosso país, a Buser te leva! Campina Grande – PB é um dos destinos que a Buser opera, garantindo viagens de ônibus muito mais práticas e que cabem no seu bolso – além de serviços de segurança redobrados! Que tal fazer a sua reserva e garantir o seu lugar no ônibus e na festa?

História do São João de Campina Grande

Antes do evento ser criado oficialmente, Campina Grande já era uma das cidades nordestinas onde mais se comemorava com muito forró. As festas aconteciam em grandes sítios e fazendas, entre familiares e amigos, em volta de uma fogueira. Os eventos foram crescendo e passaram a acontecer em clubes – na época, artistas famosos já marcavam presença nos forrós da cidade, como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Até que a prefeitura da época decidiu oficializar o São João de Campina Grande, nascendo assim uma das maiores festas culturais do país e de maior duração – 31 dias! Desde a sua primeira edição em 1983 até hoje, a festa acontece no Parque do Povo, mais conhecido como o “quartel-general do forró”. O local fica concentrado no centro da cidade e possui cerca de 42,5 mil m²!

Curiosidades do São João em Campina Grande

Como toda festa nordestina, São João de Campina Grande também traz algumas curiosidades e tradições! Você sabia que é lá que acontece o maior Quadrilhão Junino do Mundo? Sim, em 2019, a festa de Campina Grande promoveu uma quadrilha com a participação de 1.010 casais! Neste ano de 2022, a meta é bater o próprio recorde.

Outra tradição que se repete há mais de 30 anos é a realização do Casamento Coletivo. Sim, em Campina Grande, não tem nada de casamento de mentira na quadrilha – durante a festa, mais de 100 casais irão se unir de verdade sob as bênção de Santo Antônio, o santo casamenteiro, na Pirâmide do Parque do Povo. 

O São João de Campina Grande também se destaca pela sua grande produção. Todo ano é construída uma verdadeira cidade cenográfica na região do Parque do Povo, com réplicas em tamanho real de pontos turísticos importantes de Campina, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição e o Casino Eldorado. Além da fogueira cenográfica de mais de 20 metros de altura!

Cidade e fogueira cenográficas montadas dentro do Parque do Povo no São João de Campina Grande – PB

Programação do São João

Até o dia 10 de julho, centenas de artistas irão passar pelos 5 palcos, ilhas de forró e estações culturais do Parque do Povo, com apresentações, quadrilhas e shows de grandes artistas. Os foliões vão poder curtir os Cavaleiros do Forró, Wesley Safadão, Xand Avião e Elba Ramalho, madrinha do evento que se apresenta na véspera do Dia de São João. Para conferir a programação completa, veja aqui.

Além dos grandes shows, o São João de Campina de Grande conta com a famosa Pirâmide do Parque do Povo, um verdadeiro templo sagrado dedicado ao forró, onde acontecem apresentações de quadrilha e dos trios de forró pé de serra em um espaço coberto. Além de duas ilhas do forró – pra dançar até não querer mais!

Dicas para turistar em Campina Grande

E aí, se animou em conhecer Campina Grande – PB? É claro que o São João é um dos maiores destaques para curtir e aproveitar, mas a cidade paraibana também reserva diversas opções interessantes que o turista não pode deixar de conhecer. Anote as dicas para o seu roteiro:

Faça um passeio pela Vila do Artesão

Você vai se encantar com esse conjunto de chalés que oferecem uma infinidade de produtos artesanais típicos da cidade.

Visite o Museu de Arte Popular da Paraíba

Também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, às margens do Açude Velho, esse museu projetado por Oscar Niemeyer abriga obras de diversos artistas nacionais.

Conheça a Catedral Nossa Senhora da Conceição

Patrimônio histórico da cidade, a Catedral é uma das grandes obras arquitetônicas da cidade que vale a pena visitar.

Faça um tour pela Vila Sítio São João

Ali você vai ter a experiência de voltar no tempo e visitar um verdadeiro vilarejo no interior paraibano. Durante o São João de Campina Grande, a Vila também recebe programação com apresentação de forró.

Relaxe no Parque da Criança

Com uma vista linda para o Açude Velho, esse é o maior parque ao ar livre da cidade, ideal para caminhadas, passeios e descanso.

Que tal já garantir o seu lugar para essa festança? Reserve aqui sua viagem com a Buser e bora!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados