fbpx

Poços de Caldas: turismo de inverno na cidade das águas termais

6 minutos para ler

Uma das cidades mais turísticas de Minas Gerais, Poços de Caldas – MG se destaca por ser uma estância hidrotermal que atrai visitantes do país todo.

A simpática cidade mineira de Poços de Caldas é um daqueles destinos de viagem ideais para relaxar e descansar. Nas baixas temperaturas do inverno então, é o programa perfeito para quem procura um lugar para curtir em família ou casal. As paisagens bucólicas, ricas em belezas naturais são convidativas para um passeio ou uma aventura pela natureza. Mas não é só pela simpatia do povo mineiro e seu visual incrível que a cidade de Poços de Caldas é conhecida. 

Poços de Caldas – MG é considerada uma estância hidrotermal brasileira e é um dos destinos de viagem de inverno da Buser.

A cidade é considerada uma das estâncias hidrotermais mais famosas do país – não é à toa que Poços está entre os destinos que fazem parte da rota turismo medicinal brasileiro. As águas raras encontradas nos poços termais do município, conhecidas como sulfurosas, possuem propriedades terapêuticas. Por isso, a cidade é muito procurada para banhos medicinais de imersão, que prometem ser milagrosos para articulações, inflamações e até anemia. Taí o motivo da cidade ser tão procurada para relaxar – um verdadeiro spa natural na região do sul de Minas!

Para chegar ao paraíso das águas termais brasileiro e curtir uma viagem durante as férias de inverno, a Buser é a melhor opção. Com diversas opções de rotas, a plataforma de fretamento colaborativo oferece viagens de ônibus muito mais práticas e seguras, uma vez que conta com avançados sistemas de tecnologia que garantem a segurança do início ao fim. Isso tudo sem burocracias, basta entrar no site ou app da Buser, escolher a data e o destino e pronto, sua reserva é feita sem sair de casa. Para garantir o seu passeio de inverno, aproveite para reservar seu lugar com a Buser aqui.

Curiosidades de Poços de Caldas

Poços de Caldas pode ser uma pequena cidade do interior do sul de Minas, mas surpreende pela sua grandeza no turismo brasileiro. O turismo medicinal é o seu forte, devido ao poder das águas sulfurosas encontradas em seus poços termais – e esse foi o motivo que deu nome à cidade. Poços de Caldas foi nomeada em referência à cidade de Caldas da Rainha, em Portugal, que também é conhecida mundialmente pelos seus poços de água térmica. Como as fontes da cidade mineira também foram encontradas em poços, a cidade foi batizada.

Uma outra curiosidade é que Poços de Caldas está localizada numa região onde antes se encontrava uma caldeira vulcânica, extinta há mais de milhões de anos.

Outra tradição da cidade é a produção de peças e comércio de peças em cristais, atividade realizada até hoje com técnicas italianas da Ilha de Murano. A cidade é referência em decoração e peças de luxo; e para quem adora fazer umas comprinhas, uma dica é conhecer as lojas Cristais São Marcos e Cristais Cá D’oro, as mais famosas e tradicionais de Poços.

A cultura também é uma característica muito forte e valorizada em Poços de Caldas. A programação cultural fica mais forte no inverno e muitos turistas costumam visitar a cidade por conta de grandes eventos nacionais, como o Festival Literário Nacional de Poços de Caldas e o Festival Música nas Montanhas. 

Guia turístico para visitar Poços de Caldas no inverno

Ficou com vontade de conhecer esse destino mineiro mais de perto? Nem só de águas termais e cristais vive a cidade, Poços de Caldas também surpreende quando o assunto é trilhas, montanhas, parques – tem atração para todos os gostos! Para não se perder, confira esse guia turístico exclusivo que preparamos:

Conheça as águas termais

Marca registrada da cidade, não tem como ir a Poços de Caldas sem conhecer de perto as estâncias hidrotermais e até tomar um banho de imersão. O Balneário Dr. Mário Mourão oferece banhos na famosa Fonte Pedro Botelho e o Thermas Antônio Carlos, o primeiro estabelecimento termal do Brasil, também garante serviços terapêuticos e tratamentos cosméticos com as águas sulfurosas de Poços. 

Curta as paisagens montanhosas da cidade

Poços de Caldas está em uma localização privilegiada e o visual das montanhas, conhecidas como Mar de Minas, garante uma experiência única. Para os aventureiros que não têm medo de altura, dá para se arriscar na Rampa de Voo Livre e curtir um passeio no teleférico da cidade. Para conferir a vista do alto do Cristo Redentor mineiro, vale a pena fazer a Trilha do Cristo, com 700 metros de puro contato com a Mata Atlântica. Conhecer o alto da Pedra Balão também é um programa imperdível, que atrai até praticantes de ioga que querem se conectar com a natureza e paz da região.

Aproveite os passeios relaxantes em família

Já para quem prefere passeios mais leves e relaxantes, para aproveitar em família ou com crianças, Poços de Caldas também conta com diversas opções. A Represa Bortolan, um dos cartões-postais da cidade, é o ponto de encontro para quem curte atividades aquáticas, que vão de passeio de pedalinho a lanchas e jet ski. O Zoo das Aves também é ótimo para crianças; o parque conta com mais de 200 espécies de aves de diferentes regiões do Brasil. O Parque José Affonso Junqueira é parada obrigatória para tirar fotos e o parque de diversões Walter World conta com atrações para todas as idades.

Ah, dica bônus! Se for visitar a cidade, tire um tempinho para conhecer e apreciar a Cachoeira Véu das Noivas, a Cascata das Antas e a tradicional Fonte dos Amores. E já que estamos falando de Minas Gerais, não dá para sair de lá sem apreciar os quitutes tradicionais; por isso, fazer uma visita ao Mercado Municipal é obrigatório. 

E aí, bora fazer suas malas e conhecer esse paraíso mineiro? Faça sua reserva com a Buser e garanta uma viagem de ônibus muito mais barata e segura para Poços de Caldas. 

Esse conteúdo foi útil?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1179

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados