fbpx

Por dentro do Centro Histórico de Paraty

4 minutos para ler

Paraty, que possui um Centro Histórico reconhecido nacionalmente por seu patrimônio cultural, é um dos destinos dos novos pacotes de viagem da Buser.

Além das belíssimas praias, Paraty é um destino do Rio de Janeiro que se destaca pelas ruas de pedra e pelos casarões antigos com portas e janelas coloridas. Todo esse cenário do Centro Histórico da cidade, que é reconhecido por seu patrimônio histórico e cultural, leva os turistas para uma verdadeira viagem no tempo

Paraty foi fundada em 1667 e entre os séculos XVIII e XIX tornou-se um dos principais pontos comerciais do Brasil, por fazer parte da Rota do Caminho do Ouro, servindo como passagem para transporte desta e de outras preciosidades.

As construções do Centro Histórico de Paraty preservam a história e a cultura da cidade, sendo atrativos contemplativos e que também promovem a arte, o lazer e o entretenimento. Ao passear pelas ruas feitas de pedra, os turistas se deparam com casarões, museus, igrejas, ateliês e diversos estabelecimentos charmosos. 

Principais atrações do Centro Histórico de Paraty

Com tanto valor histórico e cultural, o Centro Histórico de Paraty é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, repleto de atrações. A começar pela Igreja de Santa Rita, um dos cartões-postais do local. A arquitetura jesuítica com elementos do estilo barroco encanta os turistas, que além de apreciar por fora, podem conhecer na parte interna o Museu de Arte Sacra do município. 

Outro destaque é a Casa de Cultura de Paraty. Considerada pela Unesco uma das construções mais importantes da arquitetura do século XVIII, o museu preserva a história da cidade com exposições e obras de artistas plásticos. 

Os bistrôs e restaurantes com mesas ao ar livre dão ainda mais charme ao clima rústico do Centro Histórico de Paraty. Nos pisos inferiores dos casarões da Praça da Matriz há ótimas opções para saborear a gastronomia local. 

Praias do Centro Histórico de Paraty

As praias mais próximas do Centro Histórico de Paraty são a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara, ambas com boa infraestrutura com quiosques para petiscar à beira-mar. Anote aí algumas dicas sobre cada uma delas:

Praia do Pontal

É a mais tradicional de Paraty. Na praia, é possível alugar stand up ou caiaque para aproveitar o mar calmo, além de fazer uma trilha para o Forte Defensor Perpétuo, patrimônio construído em 1793 e que atualmente funciona como um museu.

Praia do Jabaquara

É a maior da região central de Paraty. As águas calmas da Praia do Jabaquara também são ideais para a prática de esportes aquáticos, além de serem boas para se refrescar. Além disso, no carnaval, o local é palco do tradicional desfile do Bloco da Lama, festa que atrai milhares de participantes todos os anos.

Pacote de viagem da Buser para Paraty

Que tal reservar um pacote de viagem completo para o Centro Histórico de Paraty para aproveitar as atrações do Centro Histórico e outras praias incríveis espalhadas pela cidade? Os pacotes de viagem da Buser para Paraty incluem transporte rodoviário em ônibus executivo ou semi-leito + hospedagem com café da manhã

Os pacotes para Paraty saem do Rio de Janeiro e as viagens poderão ser realizadas no mês de maio até final de junho, conforme disponibilidade. 

Gostou da novidade? Clique aqui e garanta a sua viagem completa para Paraty!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados