fbpx

Buser cria programa de capacitação para futuros profissionais de tecnologia

6 minutos para ler

Em parceria com a Faculdade Descomplica, Buser abre 50 vagas para formar profissionais de tecnologia, com ensino de ponta, cursos aprovados pelo MEC e bolsa de estudos. O processo seletivo levará em conta o ENEM e vantagens para alunos da rede pública.

Buser, startup brasileira de mobilidade, anuncia a criação de um programa inédito que une formação universitária com estágio remunerado, com o objetivo de formar jovens talentos que queiram acelerar seu desenvolvimento na área de tecnologia. O Buser Tech irá oferecer ensino de ponta, com cursos ministrados por profissionais renomados da área, onde os alunos irão aprender na prática o dia a dia do mercado da tecnologia. O programa vai oferecer oito opções de curso, todos aprovados pelo MEC, em uma parceria com a Faculdade Descomplica, com bolsa auxílio mensal de R$ 3 mil. Serão 50 vagas, para início em janeiro de 2022. 

A ideia é atrair jovens que prestam o ENEM, mas também candidatos de outros vestibulares de alto nível com foco em tecnologia, como ITA e IME, por exemplo. Para participar do programa, é preciso ter a partir de 16 anos e ter prestado a prova do ENEM 2021 ou um vestibular de instituições de tecnologia ou engenharia de todo o país. O processo seletivo vai considerar a nota do exame/vestibular e depois incluirá etapas de entrevistas individuais e testes comportamentais. Candidatos egressos de escola pública terão pontos adicionais na seleção. Os aprovados iniciarão o estágio presencial na Buser em janeiro de 2022 e poderão ser efetivados já no primeiro ano do programa, a depender do desempenho. Interessados já podem se inscrever pelo site para fazer um pré-cadastro aqui. O prazo de inscrição vai até 30 de dezembro. 

“Nosso objetivo é oferecer um programa de excelência, unindo o melhor dos dois mundos: o conhecimento acadêmico com os aprendizados que se obtêm no dia a dia, com a mão na massa. Com o Buser Tech, teoria e prática estarão alinhadas desde o início e os alunos terão o suporte de professores que também atuam no mercado, podendo desenvolver hoje as tecnologias do amanhã”, afirma Marcelo Abritta, presidente da Buser.

O objetivo é acelerar a carreira desses jovens ao oferecer uma maneira mais rápida de desenvolvimento profissional, de acordo com Tony Lâmpada, diretor de tecnologia da Buser. “Comparando com os métodos tradicionais de ensino, o Buser Tech dará uma formação mais completa do que os cursos técnicos de programação que têm surgido no país. A expectativa é de que o profissional formado com a nossa metodologia saia ganhando pelo menos o dobro do que aquele egresso da faculdade”, completa Tony.

De olho nas profissões de tecnologia do futuro

Além do estágio, os participantes também poderão escolher um dos oito cursos acadêmicos oferecidos pela Faculdade Descomplica, que possui a modalidade de ensino à distância: Banco de Dados, Computação em Nuvem, Sistemas para Internet, Jogos Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação. Alguns possuem duração de 2 anos e meio e outros, 4 anos. Os cursos voltados para tecnologia serão online e terão início em abril de 2022, e os alunos poderão contar com a estrutura da Buser se quiserem acompanhar as aulas na sede.

“Essa parceria é muito importante para ajudar alunos em situação social de risco a conseguirem se qualificar para entrarem no mercado de trabalho atendendo às exigências das áreas que iremos contemplar”, diz Daniel Pedrino, presidente da Faculdade Descomplica. “É por meio de projetos como esse que vamos conseguir minar alguns dos maiores gaps presentes no ensino superior do País e acelerar a questão da empregabilidade nas mais variadas áreas”, comenta. 

Não é de hoje que a Buser tem olhado para a qualificação de profissionais de TI na hora de atrair novos talentos. A primeira iniciativa da startup foi o Buser Camp, curso de formação técnica de programadores que já contou com duas edições desde 2020. Foram 19 jovens profissionais treinados – dos quais 13 foram contratados. O objetivo é complementar os perfis e continuar atendendo a demanda crescente por profissionais da área.

Crescimento acelerado

Com 5 milhões de usuários cadastrados em sua plataforma, a Buser está revolucionando a forma de viajar de ônibus no Brasil desde sua fundação há quatro anos e tem uma meta ambiciosa de conectar 1000 cidades até o final desse ano. Para sua expansão, a Buser tem investido não só em novas rotas, mas também no time – que chegou à marca de 300 colaboradores

Só a equipe de TI passou de 24 pessoas no final do ano passado para mais de 70 pessoas este ano. Assim, os 50 jovens que entrarem no Buser Tech terão a oportunidade de vivenciar um ambiente em rápida transformação, no qual habilidades como proatividade, mente aberta e espírito colaborativo serão fundamentais. 

Para Beatriz Angelo, estagiária de Desenvolvimento de Software da Buser e participante do primeiro Buser Camp, a experiência na Buser tem sido fundamental para sua formação. “Fui contratada logo após o Buser Camp, onde aprendi toda a base de desenvolvimento web e das tecnologias que uso hoje, já com uma visão de resolução de problemas e análise de impactos que é extremamente importante no dia a dia do trabalho. Desde o começo, me senti muito respeitada e incentivada pelos outros desenvolvedores a aprender e crescer na área, o que faz toda a diferença para quem está começando. Todos aqui estão muito dispostos a ensinar e compartilhar conhecimento, com um olhar para educação que eu acho muito legal”, destaca.

Sobre a Buser

Fundada em 2017, a Buser nasceu com a missão de promover serviços de transporte de qualidade a preços mais acessíveis. Nos três primeiros anos de atividade, a empresa investiu no fretamento colaborativo para conectar viajantes a empresas de ônibus, onde os passageiros dividem a conta final do fretamento.

Nos últimos meses, a startup evoluiu e passou a ser uma plataforma de mobilidade coletiva multisserviços, atuando como marketplace de passagens em parceria com grandes companhias e como transportadora de mercadorias no setor de logística com o Buser Encomendas.

A Buser conta com mais de 400 parceiros, utiliza aproximadamente 1.200 ônibus e já possui 5 milhões de pessoas cadastradas em sua plataforma digital.

Gostei desse artigo? Cadastre-se no Buser Tech pelo link: https://gp.buser.com.br/conheca-a-buser-tech. Para mais informações, acesse: www.buser.com.br.

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados