fbpx

Como funciona a Buser, afinal? Entenda o nosso modelo de negócio

7 minutos para ler

Quer saber como funciona a Buser? Entenda melhor o nosso modelo de negócio e como usar a plataforma

Antes de escrever sobre como funciona a Buser, vamos te contar rapidamente como tudo começou. Marcelo Abritta, um dos sócios fundadores, percebeu a grande diferença de preço entre o custo unitário de viagem em um ônibus fretado que permaneceria todos os dias da viagem no destino ao de uma passagem individual em uma empresa convencional de ônibus — que custava mais que o dobro.

Isso ocorreu quando ele tentava resolver o problema dos convidados de seu casamento, que precisavam viajar e perceberam um preço impraticável de compra. Depois disso, Abritta teve a ideia de desenvolver uma solução para esse tipo de problema e, diante de uma proposta de investimento de outro Marcelo, o Vasconcellos, que é cofundador da Buser, surgiu a empresa.

Essa introdução é importante para conhecer o modelo de negócios, pois ele foi desenhado para entregar essa solução para as pessoas, e é isso que nos faz acordar motivados todos os dias. Confira!

Como funciona a Buser?

A Buser é uma empresa de fretamento colaborativo que reúne um grupo de pessoas interessadas em viajar para um mesmo destino às empresas de fretamento parceiras. Estamos revolucionando a forma de viajar de ônibus no Brasil. Mais do que cidades, conectamos pessoas e por meio da tecnologia oferecemos a melhor e mais econômica experiência de viagem pelas rodovias brasileiras.

Você já deve ter percebido que nossa atuação tem chamado um pouco de atenção e atraído certa oposição ultimamente. Natural, pois algo estaria errado se nossa proposta não incomodasse em um ambiente de negócios controlado por monopólios e protecionismo. Tudo o que desejamos é democratizar as suas viagens, aumentando a qualidade e diminuindo o preço . Afinal, viajar não deveria ser um privilégio, mas sim um direito.

Como é um objetivo audacioso e diferente, não tem como alcançá-lo sem incomodar um pouco quem tem mais resistência à mudança. Afinal, algumas organizações sempre defendem seus interesses próprios e não de seus clientes. Porém, tudo isso só reafirma o nosso compromisso com o nosso propósito e isso é suficiente para persistirmos no esforço de quebrar barreiras [e monopólios]. Para que o modelo de negócio da Buser fique ainda mais claro em sua mente, basta acompanhar os tópicos abaixo.

Como se cadastrar?

Não importa se o seu destino é o interior de Minas Gerais, se prefere São Paulo, Curitiba ou outro local, o primeiro passo é fazer seu cadastro, o que é muito simples, tanto no aplicativo, disponível para Android e iOS, como por meio do site: buser.com.br. Basta clicar em “Entrar”, na parte superior direita da tela, clicar em “Criar Conta” ou “Continuar com Facebook”. Depois disso, o próprio aplicativo vai solicitar as informações que precisa de você.

O que ajuda a entender o modelo de negócios nessa função é que, do outro lado, também existem empresas se cadastrando, que disponibilizam os seus ônibus para um determinado local. Entre as características principais do modelo está o compartilhamento, uma vez que várias pessoas interessadas em chegar a um mesmo destino compartilham o uso de um serviço, dividindo entre elas o custo (rateio do frete) de contratá-lo.

Como usar a plataforma de transporte colaborativo?

Depois de efetuado o cadastro, você pode usar o site ou o app para preencher 4 campos, que são:

  • “de onde”: para selecionar a cidade de embarque;
  • “para onde”: onde você informa o destino;
  • “ida”: que é a data de embarque;
  • “volta”: o dia em que vai voltar (campo opcional).

Depois disso, o sistema vai cruzar dados e encontrar as opções disponíveis de grupos para o destino e na data que você escolheu, indicando a probabilidade de confirmação do grupo. Ao escolher sua opção, você estará se unindo à pessoas com o mesmo interesse e, portanto, pagando apenas um valor correspondente ao custo do frete.

O uso é seguro?

A segurança é um ponto determinante para garantir uma boa viagem, ainda mais no contexto atual, em que as proteções precisam ir além dos cuidados na estrada e com a manutenção. Sem segurança, não é possível entregar uma experiência que seja valorizada pelo viajante. 

Nas viagens da Buser, você conta com veículos de empresas parceiras que possuem de alto padrão e seguem nossos critérios de segurança, o que inclui:

  • telemetria;
  • alarmes de velocidade;
  • seguro obrigatório;
  • sistema de detecção automática de fadiga: que detecta sinais de cansaço do motorista;
  • profissionais treinados;
  • e um rígido reforço de cuidados sanitários: como cabines de desinfecção no embarque (em pontos de embarque de maior fluxo), fornecimento de álcool em gel, medidor de temperatura, proteção plástica entre poltronas em alguns ônibus e marcação na fila de embarque.

Como funciona a parceria com outras empresas?

As empresas parceiras são escolhidas a dedo para integrar a plataforma. Além da frota ser composta, necessariamente, por veículos novos e seguros, a empresa precisa garantir o nosso padrão de atendimento e experiência.

Todas os parceiros são regulares e devidamente autorizadas pelo órgão regulador federal (ANTT) e pelos órgãos estaduais correspondentes (DER, DERSA, ARTESP, entre outros). Como elas já fazem fretamento executivo, operam com veículos de alto padrão e que seguem todas as normas dos órgãos.

Além disso, os motoristas são licenciados e constantemente treinados tanto para oferecer um bom atendimento, quanto para transportar os clientes Buser com seguança.

Como são os embarques e desembarques?

Os embarques variam de acordo com o local de destino e de saída, mas a localização é escolhida para ser conveniente e de fácil acesso a todos. Ao clicar em “reservar”, você vai conhecer todos os detalhes, o que inclui os horários e os locais tanto de partida quanto de chegada. Se você aceitar a viagem, efetuar a compra e receber a confirmação, só precisará comparecer no local com um documento com foto.

Como as reservas são feitas?

As reservas são feitas via site ou app e ficam registradas, sujeitas à confirmação, que pode ocorrer até 48 horas antes do embarque. Caso o grupo não seja completado e a reserva não seja concluída, os valores ficam disponíveis para resgate ou contratação de uma nova viagem. 

Lembre-se, a Buser não vende passagens, mas viagens para um destino específico por meio de veículos fretados de modo colaborativo para você e pessoas que têm um destino em comum contigo. Para que o modelo entregue o melhor resultado, ele precisa garantir um grupo mínimo.

Agora que você sabe como funciona a Buser, deve estar claro que ela une pessoas com o interesse de viajar, permitindo que elas se beneficiem de vantagens de preço e, ao mesmo tempo, possam contar com um serviço melhor e mais seguro. Por isso, se você está em busca de uma experiência de viagem que vai mudar os seus conceitos por um preço baixo, nossa solução é para você!

Gostou do artigo? Agora, conheça o passo a passo para usar o aplicativo da Buser!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados