fbpx

Ar condicionado aumenta o risco de contágio pelo Coronavírus?

5 minutos para ler

Vocês pediram e nós respondemos! Entenda, afinal, se o ar condicionado aumenta o risco de contágio pelo Coronavírus

Já se passaram sete meses desde que a pandemia de Covid-19 impactou o Brasil. De lá para cá estamos tentando nos adaptar a nova rotina e torcemos, diariamente, por uma solução. Aos poucos, estamos recuperando os nossos hábitos, mas de um novo jeito, claro.

Com a Buser não foi diferente e, desde que retomamos as nossas atividades, temos aplicado, rigorosamente, nossos novos protocolo de segurança que atendem às regras sanitárias vigentes, em todas as viagens com as empresas parceiras. Temos trabalhado para continuar oferecendo uma experiência de viagem fantástica para os nossos viajantes, mesmo em um contexto tão difícil.

Contudo, em nossas redes sociais sempre surgem algumas dúvidas sobre este novo contexto e a mais frequente delas é se o ar condicionado aumenta o risco de contágio por Coronavírus. Então, fomos atrás de uma das principais empresas do setor de ar condicionado automotivo que atende às montadoras de ônibus, a Valeo. Vamos às respostas?

Leia também: Saiba como viajar mais seguro durante a pandemia

Ar condicionado ajuda a disseminar vírus?

Existe uma crença geral de que o ar condicionado ajuda a disseminar os vírus de uma forma geral. Já podemos adiantar que isso não é uma verdade. Óbvio que estar ao ar livre e distante das pessoas é o melhor cenário, visto que a chance do vírus se disseminar no ar e chegar até você é menor. Porém, a função do ar condicionado, além de refrescar, é justamente, purificar o ar.

De acordo com Luis Carlos Sacco, diretor geral da Valeo Climatização América Latina, “o ar condicionado é um dos fatores que mais contribui para a qualidade do ar no ônibus. O sistema de ar condicionado não só garante conforto térmico e bem-estar, mas também oferece funções adicionais, como suporte para renovação do ar, filtragem de resíduos, poeiras e odores e, mais recentemente, a inibição da proliferação de microrganismos nas versões mais completas”.

Como funciona o sistema de renovação de ar do ar condicionado?

No fim das contas todo mundo quer entender como o ar é filtrado no aparelho de ar condicionado. O ar do interior do veículo é aspirado pelos ventiladores do sistema de ar condicionado através de uma área de passagem (área de retorno). Depois, o ar é conduzido para o interior do sistema do aparelho, passando, inicialmente, por um ou mais elementos filtrantes e serpentinas, onde é resfriado ou aquecido conforme desejado. Posteriormente, o ar é reintroduzido no interior do veículo.

“Em geral, todo o ar contido dentro de um ônibus pode passar, no intervalo de uma hora, cerca de 50 a 60 vezes dentro do sistema de ar condicionado. Esse sistema permite que o ar seja trocado com o ambiente externo, ajudando a diluir o ar interno do ônibus”, pontua Luis Sacco.

De quanto em quanto tempo o ar é renovado nos ônibus?

No caso da Buser, que trabalha com intermediação de viagens, temos diversas empresas parceiras com diferentes modelos de ônibus na frota. Não é possível precisar, exatamente, de quanto em quanto tempo o ar é filtrado nos aparelhos de ar condicionado ,por serem empresas e veículos diferentes. 

“Os veículos têm essa funcionalidade de renovação do ar. É junto do ar condicionado e funciona como um motor elétrico que aciona uma paleta. Assim, os ventiladores sugam o ar e fazem a renovação”, declara o Diretor de Operações da Buser, Thiago Zanetti.

Manutenção frequente do sistema

De nada adianta ter sistema de renovação de ar se a manutenção dos veículos não é intensa e frequente. Quem viaja pela Buser sabe que os ônibus das empresas parceiras são novos e limpos. A Buser tem padrões rigorosos de qualidade que precisam ser seguidos, inclusive relacionados aos sistemas de filtragem e renovação do ar condicionado.

“A condição de limpeza e os cuidados durante a vida do ar condicionado influenciam diretamente no seu desempenho e na sua durabilidade. Todas as recomendações e orientações para realizar as rotinas de manutenção preventiva nos tempos adequados  e os cuidados com a limpeza do aparelho são informados nos manuais do proprietário fornecidos pela Valeo”, complementa Luis Sacco.

Ah, bom lembrar também que o ar condicionado tem uma temperatura ideal de funcionamento, 23ºC, nem mais e nem menos. Essa é uma temperatura agradável e que faz com que haja menos manutenção nos aparelhos.

E aí? Agora você se sente mais seguro em viajar de ônibus? Lembre-se que a Buser oferece viagens com mais conforto, segurança e com veículos muito bem higienizados. Na hora de escolher como viajar, escolha  a mais confiável: vá de Buser!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados