fbpx

Vida de universitário: 6 dicas para se organizar e visitar a família

6 minutos para ler

Chegou a sua vez de viver uma vida de universitário? Então confira as dicas que preparamos para você otimizar o seu tempo e aproveitar os momentos de lazer para visitar a família.

Vida de universitário não é nada fácil, ainda mais para quem decide se aventurar fora, longe da família e amigos. A rotina é basicamente estudar e estudar. São inúmeros livros para ler, matérias para fazer, estágios e tantas atividades que, às vezes, quase não sobra tempo para voltar e visitar a família.

No entanto, é fundamental que o estudante tenha tempo para atividades que não envolvam os estudos. Isso porque, para uma vida saudável, precisamos nos relacionar com outras pessoas e ter um convívio agradável com a família. Neste contexto, o universitário deve organizar a sua rotina de modo a otimizar o seu tempo.

Não sabe como fazer isso? Calma! Neste texto, separamos algumas dicas que vão te ajudar a organizar melhor o seu dia para que possa aproveitar o tempo livre ao lado das pessoas importantes.

1. Determine sua rotina

Quando você decide sair de casa para estudar, muitas obrigações surgem no seu dia a dia. Agora, além de estudar, você precisa organizar a casa, cuidar da sua alimentação e, em muitos casos, sair para trabalhar. Mas para que tudo isso funcione da maneira adequada, é necessário que a sua rotina esteja estabelecida.

Com uma rotina bem definida, a vida de universitário se torna mais fácil! É possível estabelecer horários para os estudos e as demais atividades. E o mais importante: você poderá visitar os pais com mais frequência, pois terá tudo em dia e não vai precisar se preocupar com trabalhos atrasados, por exemplo.

2. Estabeleça um horário apenas para os estudos

Como citamos acima, a rotina é fundamental para otimizar o seu tempo. Por isso, estabelecer horários específicos para os estudos pode te ajudar a manter as atividades da universidade em dia. Dessa forma, você consegue aproveitar melhor o seu tempo, uma vez que os seus estudos estarão em dia e você não terá dor de cabeça quando as provas se aproximarem.

As provas e trabalhos são os vilões dos feriados prolongados. Isso porque muitos estudantes deixam para estudar em cima da hora e acabam não podendo aproveitar os dias de folga com tranquilidade. Com esta dica, você vai curtir muito mais os dias livres!

3. Tenha uma lista com prioridades

É necessário definir algumas prioridades para o dia a dia. Use uma agenda e anote tudo o que precisa fazer ao longo da semana. Caso alguma coisa dê errado, você saberá o que pode deixar para outro dia sem que isso prejudique sua rotina. Quando você não tem prioridades definidas, tudo se torna urgente.

Quando você acha que tudo é urgente, acaba se atrapalhando e não conseguindo fazer tudo o que realmente precisa. Defina, então, o que você não pode deixar de fazer todos os dias, como os estudos. Essa é uma de suas prioridades e precisa ser levada a sério para que consiga manter a sua rotina e visitar os seus familiares com mais frequência.

4. Mantenha contato com familiares e amigos

Essa dica é fundamental para a sua saúde emocional. Estar na universidade é uma fase totalmente nova, principalmente se você vai para outra cidade ou estado e precisa começar do zero. 

Muitas vezes, você não conhece ninguém no lugar, por isso, manter um contato ativo com os seus familiares e amigos vai te ajudar a superar os momentos difíceis que podem surgir no começo. Isso porque, mesmo de longe, eles vão te apoiar e te incentivar a seguir firme rumo ao seu objetivo. Você vai ver como esse apoio é fundamental para você prosseguir durante os anos de estudo.

5. Separe momentos para lazer e relaxamento

Nem só de estudos vive o universitário, não é mesmo? Para uma vida saudável é necessário que você tenha momentos de lazer. Você pode ir ao cinema, a um show da sua banda favorita – quando a pandemia acabar, ein? –, visitar amigos, fazer exercícios… Tudo isso vai te ajudar a manter uma rotina agradável.

Lembre-se que relaxar é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Assim, é ideal que você tire alguns minutos do seu dia para fazer algo que te relaxe. Pode ser ler um livro, assistir a um filme ou série, ouvir música, praticar algum exercício, enfim, algo que você goste e tenha prazer em fazer. Isso vai ajudar a ter um dia menos estressante.

6. Torne a tecnologia sua aliada

Hoje em dia a tecnologia é nossa aliada para muitas coisas. E não é diferente com relação aos estudos. Com a internet é possível pesquisar sobre os mais variados assuntos e se manter atualizado de tudo no mundo. Isso ajuda (e muito!) no dia a dia de um universitário, otimizando seu tempo de estudo.

Além disso, é possível se conectar mais facilmente com as pessoas. Dá para imaginar que, há alguns anos, a comunicação era feita por meio de cartas? Atualmente podemos conversar com os amigos e familiares com apenas alguns cliques e precisamos usar isso a nosso favor! 

Esse contato mais próximo possibilitado pela internet, além da facilidade para pesquisar e encontrar os mais variados assuntos online, melhora sua rotina de estudos e sua saúde mental.

Viu só como dá para ter uma vida de universitário mais descomplicada? É possível se planejar para viajar com mais frequência e visitar os pais e amigos. Basta colocar essas dicas em prática e aproveitar as oportunidades que surgem durante o ano, como os feriados e as férias.

Não se esqueça que você pode contar com a Buser para que suas viagens sejam mais confortáveis e tranquilas. Atendemos diversos destinos, inclusive os que possuem universidades que atraem estudantes de todo o país, como Minas Gerais.

Gostou deste conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das rotas da Buser para programar a sua próxima viagem! 

Conheça alguns destinos com a Buser:

Belo Horizonte – Minas Gerais

Rio de Janeiro

São Paulo

Brasília

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados