fbpx

Saiba o que levar na mala de mão no ônibus

7 minutos para ler

Não sabe o que levar na mala de mão no ônibus? Então confira o passo a passo para uma bagagem de mão perfeita para a sua viagem

foto de mulher colocando a mala de mão no bagageiro do ônibus

Na hora de arrumar as malas e escolher o que levar na mala de mão é super comum não sabermos por onde começar. Organizar a mala que vamos colocar no bagageiro com tudo o que precisamos e sem excessos já é difícil. Escolher o que levar na mala de mão para não ser pego de surpresa ao longo da viagem não é uma tarefa mais simples, nós sabemos. 

Por estar sempre por perto, a bagagem de mão deve ter todos os itens mais preciosos e indispensáveis da viagem. Para te ajudar na missão de organizar o que levar na mala de mão, a Buser montou uma lista com os itens essenciais. Vamos lá?

Leia também: Ônibus x carro x avião: qual é o melhor jeito de viajar?

Documentos

Documentos são os itens mais essenciais de toda a bagagem de mão, afinal, sem eles nem é possível embarcar. Na hora de escolher o que levar, não precisa carregar todos os seus documentos pessoais. Selecione apenas o que realmente vai precisar durante a viagem, como RG ou Carteira de Habilitação.

Caso você viaje com crianças, é necessário guardar, também, os documentos delas e autorização judicial reconhecida em cartório para viajar com o menor. Confira a documentação completa AQUI.

Medicamentos e itens de higiene pessoal

Não é incomum ter algum mal estar durante a viagem. O cansaço pode dar dor de cabeça, ou o balanço da estrada pode causar enjoo aos mais sensíveis. Portanto, é sempre bom ter todos os medicamentos para esses sintomas mais comuns em mãos. Afinal, não é fácil encontrar farmácia nas paradas. 

Ah, e para quem faz uso de medicação controlada nem é preciso lembrar que é bom que ele esteja na bagagem de mão, né?! Até porque é preciso contar com imprevistos e que na hora de tomá-lo você estará com ele por perto e não no bagageiro.

Além disso, é fundamental carregar consigo os itens básicos de higiene, como escova de dente e de cabelo, creme dental, papel higiênico, lenço umedecido e absorventes. Nunca se sabe quando podemos precisar desses itens.

Petiscos e lanches

Independente da duração da viagem, é sempre bom carregar um lanchinho na mala de mão. Afinal, até mesmo em trajetos curtos, congestionamentos e acidentes podem aumentar a duração da viagem e nos trajetos longos nem sempre a hora da fome coincide com a hora da parada. 

Carregue lanches leves, como biscoitos, barras de cereal ou sanduíches naturais. Lanches mais pesados podem irritar o seu estômago e o olfato de quem estiver por perto. Fica a dica!

Celular e carregador

A nossa vida está em nosso celular. O contato com as pessoas, a agenda, os aplicativos de transporte que vão te carregar depois do desembarque, ou até mesmo para se distrair durante a viagem, para tudo dependemos dele. Nada pior do que deixá-lo inacessível durante a viagem ou que ele descarregue.

Mantenha sempre o seu celular por perto, além de um carregador. Os ônibus das transportadoras parceiras da Buser normalmente têm tomadas e USB, o que quebra aquele galho na hora de carregar equipamentos eletrônicos que estão descarregando. 

Caso você esteja viajando com empresas convencionais da rodoviária que não tenham tomadas nos ônibus, nas paradas sempre há alguma tomada para carregar celulares.

Para os mais precavidos, vale a pena pensar em sempre carregar uma bateria extra disponível. 

Fones de ouvido

É sempre uma delícia ouvir aquela playlist gostosa enquanto estamos na viagem. Dá até um prazer a mais durante o trajeto e a estrada fica mais bonita. Agora, não adianta nada separar a playlist da estrada e esquecer os fones de ouvido.

Os fones, hoje, são itens obrigatórios para ouvir uma musiquinha no ônibus. O barulho pode tornar a viagem dos outros passageiros muito desconfortável e, além disso, gosto musical é algo muito pessoal. Ninguém quer viajar com barulho de música ou perto de pessoas que falam o tempo todo, não é?

Colocar os fones de ouvido é um sinal de educação e, também, aquela comunicação implícita de que você quer ficar na sua, sem conversa.

Agasalho e/ ou mantinha

Uma das piores coisas que pode acontecer a um viajante é passar frio e isso não é incomum. Afinal, existe uma temperatura ideal para o ar condicionado e algumas pessoas são mais sensíveis. Além disso, na hora das paradas pode estar um verdadeiro gelo.

Na hora de escolher o que levar na mala de mão, coloque sempre um agasalho mais leve e fácil de guardar e, se couber, aquela mantinha fácil de dobrar. Isso pode te salvar do frio e dar aquele conforto a mais.

Neste momento, em que estamos vivendo uma pandemia, por segurança, as companhias não estão disponibilizando mais mantinhas. Então, é sempre bom garantir o seu conforto.

Escolha uma mochila ou uma mala compacta

Tem gente que confunde bagagem de mão com mala de viagem. É sempre bom lembrar que, no bagageiro do ônibus há limite de tamanho. Na Buser, inclusive, as transportadoras parceiras não permitem malas com rodinhas no salão, por motivo de segurança. Dessa forma, na hora de escolher o que levar na mala de mão, também é preciso pensar sobre qual mala de mão levar.

Mochilas são as mais indicadas, por serem versáteis, terem um bom tamanho e diferentes compartimentos, o que nos permite separar os documentos, medicamentos e até os lanchinhos, por exemplo. 

Se for levar uma mala, opte por aquelas com formato de bolsa, ou por aquelas que têm rodinhas removíveis.

Carregue o mínimo de itens possível

Mulher em fundo rosa carregando uma mala com as mãos e que poderia ser uma mala de mão. Demonstrando o que levar na mala de mão

Neste post falamos sobre o que levar na mala de mão, mas também é sempre bom lembrar do que não levar. 

Qualquer item supérfluo ou que você não irá precisar ao longo do trajeto pode estar na mala do bagageiro. Na bagagem de mão, como o próprio nome já diz, precisa estar o que necessitamos em mãos, com acesso facilitado. 

Além disso, se você estiver pensando assim: ah, mas afinal qual é o limite? O limite é o que cabe no bagageiro do salão do ônibus, o que normalmente se traduz em 5 kg de bagagem.

Checklist final

Já preparou a bagagem de mão na sua mente e está tudo certo? Então, na hora que ela estiver pronta de verdade, faça este checklist final:

  • Se tiver líquidos e garrafas de qualquer espécie, confira se estão devidamente vedadas e isoladas;
  • Se estiver carregando objetos de valor ou dinheiro em espécie, não abandone a bagagem de mão nem por um segundo;
  • A responsabilidade da bagagem de mão é exclusivamente do passageiro;
  • Etiquetas de identificação vão bem tanto na bagagem de mão quanto na mala de viagem;
  • Observe se ela realmente vai caber no bagageiro do salão e, se possível, pese a mala ou mochila.

E aí, gostou das nossas dicas? Confira outras no Blog da Buser. Agora que você já sabe tudo sobre a bagagem de mão no ônibus, é só escolher o seu próximo destino e boa viagem!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados