fbpx

Ônibus semi-leito ou executivo: como se diferencia dos outros tipos de acomodação?

11 minutos para ler

Você vai viajar e quer conhecer as diferenças entre os diferentes tipos de poltrona? Confira tudo neste post e acerte na escolha!

Um dos meios de transporte favoritos de quem costuma viajar com frequência para visitar a família, ou para conhecer destinos famosos pelo Brasil, é o ônibus. Atualmente, não é mais necessário ir à rodoviária para embarcar, já que existem alternativas como plataformas de fretamento que intermedeiam viagens, trazendo muito mais comodidade e facilidades aos passageiros.

Entre essas comodidades está a possibilidade de escolher acomodações variadas. São muitas opções e cada uma delas tem características próprias. Por isso e para ajudar você na decisão, elaboramos este post completo sobre os tipos de acomodações que você pode encontrar nos melhores ônibus do Brasil e o que deve ser considerado para escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades.

E aí, pronto para embarcar nessa com a gente? Então, é só continuar a leitura!

1. Por que conhecer os tipos de acomodação no ônibus?

Em meio às diferentes possibilidades de transporte como ônibus, carro e avião, a que oferece a maior variedade de acomodações é o ônibus. Por isso, é legal saber e compreender as características de cada uma delas.

Cada viajante é diferente e tem necessidades distintas. Considerando isso, podemos afirmar que, na verdade, não existe um tipo de acomodação ideal, mas sim uma que atende melhor às necessidades e os interesses de cada um. Portanto, é muito importante que as pessoas conheçam as possibilidades, para que possam pesar os prós e os contras de cada uma, a fim de acertar na escolha do lugar dentro do ônibus.

Viajantes que têm dores nos joelhos, por exemplo, devem considerar selecionar um tipo de poltrona que permita que as pernas fiquem esticadas. Já os mais jovens, que não têm lesões, dores e viajam com pouco dinheiro, podem preferir economizar e escolher pela opção mais barata.

Agora que você já entendeu o porquê é importante conhecer os diferentes tipos de acomodação dentro do ônibus, vamos mostrar quais são principais características que diferenciam umas das outras e que provavelmente você analisará no momento da sua compra:

Conforto e espaço

Uma das principais características que mudam de um tipo de acomodação para outro, é o conforto. Ele é caracterizado, principalmente, pelo espaço que existe para que o viajante se movimente e pelo ângulo de inclinação das poltronas.

Uma pessoa pode escolher ir sentada durante toda a viagem, com um espaço pequeno entre a sua poltrona e a da frente e com uma possibilidade limitada de inclinação, ou optar por uma acomodação mais confortável e que permita se esticar ou até mesmo deitar durante o trajeto.

Custo

Poltronas mais confortáveis vão custar mais do que as que não proporcionam tanto essa vantagem. Esse atributo é a principal diferença que vai existir entre os dois modelos e, por isso, a decisão é pessoal e cada um deve considerar se vale investir um pouco mais nisso ou não.

Duração da viagem

Outro fator importante e que deve ser considerado no momento de escolher uma acomodação mais confortável ou mais barata é a duração da viagem de ônibus. Optar por mais conforto, mesmo investindo um pouco mais, pode ser o grande diferencial em uma viagem mais longa. Afinal, ninguém que chegar cansado e com dores, ao seu destino.

2. Acomodação convencional

A acomodação convencional é a mais fácil de ser encontrada nos ônibus e, por consequência, a que tem um valor mais atrativo. Por esse motivo, essa acaba sendo a opção preferida para aquele viajante conhecido como mochileiro do busão, que curte conhecer lugares novos, aproveitando ao máximo a viagem e sem gastar muito dinheiro.

Como conforto se compra, a acomodação convencional não é a melhor opção para quem está disposto a investir um pouco mais para viajar com aconchego e tranquilidade. O encosto do banco tem uma inclinação relativamente baixa, variando a angulação entre 135° e 150° graus. O veículo nem sempre é equipado com ar-condicionado e tende a não ter televisão a bordo.

A opção convencional também não dispõe de apoio para os pés, fazendo com que os joelhos fiquem flexionados durante todo o tempo. Além disso, o apoio para os braços são divididos, ou seja, o braço direito de quem está na janela e o esquerdo de quem está no corredor devem disputar o apoio do meio entre as poltronas.

3. Acomodação executiva ou semi-leito

Você vai encontrar estes dois nomes na hora de reservar sua passagem. Ambas são poltronas muito parecidas da uma categoria econômica e dependem do modelo do ônibus das empresas parceiras. São assentos que também costumam ter os preços mais baixos! Elas pode não ser a melhor opção para viagens de longas distâncias.

  • As poltronas Executivas reclinam até 135°, sendo suficientemente confortável para uma viagem curta. Os apoios para os braços são divididos e normalmente não possuem apoio para os pés.
  • Já as poltronas Semi-leito, reclinam até 145°, os apoios para os braços também são divididos e podem ou não possuir apoio para os pés.

Estas acomodações são superiores à convencional, mas, ainda assim, não é muito indicada para quem vai viajar longas distâncias ou para quem gosta de movimentar as pernas e ter um espaço mais livre para descansar os braços. Assim como a acomodação anterior, na executiva não há apoio para os pés e o braço entre as poltronas deve ser dividido entre os passageiros.

\Algumas empresas oferecem um serviço de bordo mais elaborado nos ônibus semi-leito ou executivo, disponibilizando água, banheiro com cabine pressurizada e televisões no corredor comuns a todos os passageiros.

Embora estes tipos, assim como o convencional, não seja tão confortável, sabemos que muitas pessoas acabam optando por ele quando disponível devido ao valor da tarifa ser menor.

Por isso, se você quer economizar, não tem nenhum tipo de lesão e está disposto a enfrentar algumas horas de estrada sentado na mesma posição, essa é a escolha perfeita! Para ficar um pouco mais confortável, considere levar um apoio para o pescoço e não se esqueça do fone de ouvido.

4. Acomodação leito

A primeira grande diferença entre o leito e o semi-leito é que, na primeira opção, as poltronas são mais espaçosas. O ângulo em que o banco reclina também é maior, permitindo que a pessoa fique quase deitada. Assim como no semi-leito, o leito também conta com apoio para os pés, que muitas vezes é diferenciado e permite esticar as pernas. O apoio para os braços é individual e há ar-condicionado em todos os ônibus.

Esse tipo de acomodação é a opção ideal para aquele viajante que gosta de conforto e quer aproveitar o trajeto na estrada com comodidade. Apesar de ter um valor um pouco mais elevado, ele não é muito mais caro que o semi-leito, mas o conforto extra pode fazer toda a diferença durante a viagem.

Se você está em dúvida entre o semi-leito e o leito, há três fatores que você pode considerar para tomar uma decisão: o horário da viagem, o tempo que leva para chegar até o destino e o número de dias que você ficará nele.

Se o sua viagem ocorrer durante a noite, a melhor escolha será o leito, que permite esticar o corpo com um pouco mais de conforto. Essa também é a melhor opção para trajetos mais duradouros, já que um número de horas elevado em uma acomodação desconfortável pode ser muito ruim.

5. Acomodação leito-cama

Assim como existem os viajantes que gostam de economizar, também há aqueles que não abrem mão do conforto. Para esse time, a acomodação ideal é a leito-cama. Nela, a poltrona pode reclinar até 180° graus, ficando totalmente na horizontal. Além disso, o apoio para os pés sobe até a altura da poltrona, permitindo que a pessoa possa dormir e descansar em uma cama sobre rodas durante todo o trajeto.

O encosto também é mais largo, tornando possível, inclusive, que a pessoa vire de lado. Além disso, a opção leito-cama também é muito mais reservada, já que geralmente vem com cortinas.

Então, se você quer ter conforto, aconchego e privacidade, e está disposto a gastar um pouco mais na passagem, compre um bilhete de cama-leito e aproveite uma boa noite de sono na estrada.

6. Acomodação cama premium

Alguns ônibus contam, ainda, com a acomodação cama premium. Além de toda a comodidade que a cama leito oferece, a premium também conta com a possibilidade de ativar um botão de massagem e opções de entretenimento individualizados.

Normalmente, nessa acomodação cada viajante pode desfrutar de um aparelho eletrônico acoplado na poltrona da frente, que permite que o passageiro se divirta com as diversas mídias disponíveis como filmes, jogos e músicas.

7. Poltrona preferencial para mulheres

Por fim, entre as muitas possibilidades de acomodação, não poderíamos deixar de falar sobre um serviço especial oferecido pela Buser: os assentos preferenciais para mulheres. Essa ação é muito interessante, pois a maioria das mulheres já sofreu algum tipo de assédio no transporte público brasileiro.

Assim, dentro do ônibus a empresa marca com uma capa diferente aquelas poltronas que são reservadas, preferencialmente, para o público feminino, tornando a viagem mais segura e tranquila.

Como escolher?

Se você chegou até aqui e ainda está processando as informações, talvez possa pensar: e agora, como escolho a partir de tudo isso? Para ajudar a tomar a decisão final, neste tópico vamos relembrar o quê você precisa considerar para acertar na opção de acomodação de ônibus, lembrando sempre que a decisão é muito pessoal — não existe certo e errado. Anote aí alguns questionamentos que você pode se fazer.

  • Meu dinheiro está contado ou posso investir um pouco mais e ter um conforto maior?
  • Quantas horas eu aguento sentado, sem esticar os joelhos?
  • Vou viajar sozinho ou com alguém do meu lado?
  • Me importo em ficar muito próximo de outra pessoa?
  • Quanto vale o investimento para poder dormir esticando todo o corpo em uma viagem noturna?

A partir dessas perguntas, o viajante pode sondar o custo versus o benefício de cada opção. Assim, a probabilidade de fazer a escolha certa tende a ser mais elevada.

Diferenciais da Buser

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a acomodação de ônibus semi-leito, leito e as inúmeras outras possibilidades? Além de encontrar opções de acomodação variada, a Buser também tem outros diferenciais como:

  • trabalhar com preços até 60% mais baratos do que em empresas tradicionais de ônibus;
  • mais conforto e número amplo de assentos que proporcionam isso;
  • mais segurança por ter câmeras de fadiga para observar o nível de cansaço do motorista, sensor de cinto de segurança e telemetria;
  • praticidade, já que não é necessário se deslocar até a rodoviária e enfrentar filas.

Viajar de ônibus semi-leito, leito, cama, executivo ou convencional é tudo de bom. Seja para conhecer um destino novo ou para visitar parentes, cair na estrada sempre renova os ares e desestressa, ainda mais quando você não é o motorista.

Independentemente de qual seja os tipos de poltronas do ônibus que você escolher, na Buser você encontrará segurança, conforto, comodidade e o melhor: preços acessíveis.

E aí, curtiu o nosso post sobre ônibus semi-leito? Se você achou interessantes conhecer os diferenciais da Buser, entre no nosso site e confira todos os trajetos possíveis de se fazer com conforto, qualidade e bom preço!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados