fbpx

Coronavírus e viagem: como viajar de ônibus com mais segurança durante a pandemia

4 minutos para ler

Muita gente precisa viajar e está preocupado em se proteger do coronavírus na viagem. Então, saiba como viajar de ônibus de forma mais segura

Já estamos vivendo o terceiro mês desde o início da epidemia do novo coronavírus no Brasil. Agora, as cidades e estados começam a flexibilizar o isolamento social e muita gente que estava dispensada do trabalho ou trabalhando em regime de home office precisa voltar para as ruas. Algumas dessas pessoas, para além de usarem os ônibus urbanos, precisam fazer viagens mais longas de ônibus para trabalhar. Então, o que fazer para se proteger do coronavírus na viagem de ônibus? Essa tem sido a dúvida de muita gente e vamos tentar respondê-la em oito passos.

Leia também: Buser irá retomar sua operação de forma gradativa e com foco em segurança

casal com malas e máscaras se preparando para viajar de ônibus durante a pandemia de coronavírus

1- Monitore a sua saúde

Além de se proteger do coronavírus na viagem de ônibus, é preciso proteger as outras pessoas. Dias antes de viajar, observe a sua saúde, monitore a sua temperatura e NÃO VIAJE se apresentar qualquer sintoma da Covid-19 ou se fizer parte do grupo de risco para a doença.

2- Use máscara

Essa dica é de conhecimento de todos e o uso de máscara já virou obrigação, mas é bom relembrar que uma das principais formas de contágio do novo coronavírus se dá por meio das gotículas de saliva que ficam no ar quando pessoas infectadas falam, tossem ou espirram.

As máscaras funcionam como uma barreira de proteção para o vírus que circula no ar, sendo fundamentais para se proteger do coronavírus na viagem.

IMPORTANTE: máscaras de tecido podem ser usadas por até 3 horas seguidas. Depois desse período, devido à umidade natural produzida pela própria respiração, a máscara perde a eficácia. Ou seja, se a sua viagem for longa será necessário levar uma quantidade compatível com a duração da viagem.

Saiba também como usar a máscara de maneira correta.

3- Leve álcool gel

Em um ônibus não é possível lavar as mãos toda hora. Além disso, é inevitável que toquemos no encosto da poltrona e nas estruturas dos ônibus em alguns momentos. Não deixe de portar o seu álcool gel 70% para higienizar as mãos sempre que for necessário. Assim, você não corre o risco de tocar seu rosto com as mãos contaminadas.

4- Carregue pouca bagagem

Despachar a bagagem no bagageiro do ônibus implica em ter contato com mais pessoas, afinal, o motorista ou o ajudante precisará carregar a sua mala. Levar somente uma bagagem de mão que caiba no interior do ônibus é mais eficaz para evitar contato com o coronavírus na viagem. Além disso, é bem mais prático viajar assim.

5- Evite aglomerações

Na hora de embarcar ou de esperar o ônibus, mantenha a distância segura de 1,5 m das demais pessoas. Ficar mais próximo te tornará vulnerável ao contágio do vírus. Então, respeite as marcações de distância, quando houver, e não viaje com alguém ao seu lado.

6- Leve seu próprio lanche e cobertor

Evite ter contato com qualquer item que não tenha sido higienizado por você. Se puder, nas paradas, evite comer nos restaurantes, pois isso implica em higienizar todas as embalagens e recipientes corretamente. Além disso, leve seu próprio cobertor para se proteger do frio do ônibus.

7- Viaje de Buser

Neste momento, não vale a pena arriscar a saúde por nada. A Buser está retomando suas operações junto a suas transportadoras parceiras a partir do dia 26 de junho com protocolos muito rigorosos de segurança para minimizar os riscos da viagem. O retorno tem como foco as pessoas que precisam fazer viagens essenciais. Se este é, de fato, o seu caso confira nossos trechos disponíveis no botão abaixo.

8- Chegou em casa? Tome banho!

Apesar de todos os cuidados empregados na viagem, suas roupas e objetos podem ter tido contato com superfícies contaminadas. Higienize todos os seus pertences com o procedimento correto para desinfecção e tome um banho cuidadoso.

Seguindo todos esses passos, você vai reduzir o risco de contágio pelo coronavírus na viagem. Todo cuidado é pouco, então, não relaxe na hora de se proteger.

Gostou das dicas? Então confira outras no Blog da Buser. Até a próxima!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados