fbpx

7 dicas para ter uma viagem de ônibus sem problemas

6 minutos para ler

Saiba quais são as dicas mais importantes para ter uma viagem de ônibus tranquila e sem contratempos

Se engana quem acha que só para viajar de avião é preciso preparação. Afinal, muita gente se atrapalha na hora de viajar de ônibus. Qual é o tamanho ideal de bagagem? Será que vai ter parada? O que preciso levar na bolsa? Essas são apenas algumas das perguntas recorrentes. Então, se você quer o passo a passo para ter uma viagem de ônibus tranquila e confortável é só continuar a leitura. Bora?

Leia também: 10 melhores filmes e séries da Netflix para viajar sem sair de casa na quarentena

1- Organização

A primeira dica e também a mais importante é a organização. Para qualquer tipo de viagem, de longa ou de curta distância, durante o dia ou à noite, para ficar muito ou pouco tempo, é preciso organização. Deixe pelo menos um documento de identificação oficial com foto em sua bagagem de mão, como RG ou CNH. Dentro da bagagem de mão, leve apenas o necessário, como celular, fones de ouvido, pequenos lanches para controlar a fome e dinheiro para o percurso. Às vezes, você pode sentir fome ou precisar comprar algo que não esperava, então, tenha dinheiro disponível, de preferência na forma de papel moeda, caso você passe por paradas pequenas. 

Por fim, busque saber o tempo de duração da viagem para sincronizar o seu horário de chegada com eventuais compromissos que você tenha. Ah, e não se esqueça de guardar direitinho o canhoto da bagagem do bagageiro para não confundir a sua bagagem com a de outra pessoa ou ter problemas para pegá-la de volta.

2- Alimentação

Uma viagem de ônibus pode ser muito longa e, também, podem ocorrer imprevistos que atrasam o horário de chegada, como congestionamentos. Sendo assim, é preciso ter uma alimentação leve antes e durante a viagem para evitar mal-estar e desconfortos. 

Evite frituras e comidas gordurosas. Nas paradas, prefira opções assadas e preparadas pouco antes do horário em que você vai consumir. Sempre leve lanches rápidos na bagagem de mão, pois você pode sentir muita fome antes das paradas e hidrate-se bem durante a viagem. Nas viagens intermediadas pela plataforma da Buser, nossos parceiros são orientados a manter uma geladeira com água fresca disponível durante toda a viagem para maior conforto dos passageiros. Fica a dica!

3- Roupas

Outra dúvida frequente é sobre o que vestir. Prefira, sempre, roupas confortáveis como calça de moletom, bermudas, leggins e sempre de acordo com a estação do ano. Se for verão, vá com algo mais fresco. No inverno, prefira uma roupa mais quente. Agora, em qualquer estação do ano, leve um casaco, pois a temperatura no ônibus pode estar um pouco mais baixa em virtude do ar-condicionado.

quatro pessoas alegres conversando dentro de um ônibus Buser após ter planejado a viagem com dicas
É preciso estar alerta a diversos fatores para não colocar o planejamento da sua viagem a perder

4- Bagagem

É normal se perder um pouco na hora de preparar a bagagem, mas se você tiver em mente que é sempre bom levar o mínimo possível de coisas, talvez você consiga manter a bagagem sob controle. Carregue apenas o que realmente irá usar ao longo de sua viagem, separando roupas por quantidade de dias e estação do ano. 

Atenção à bagagem de mão! Dê preferência por levar apenas uma mochila ou uma bolsa. Afinal, malas pequenas com rodinhas, ou bolsas maiores ou mais gordinhas do que o bagageiro não podem ficar na parte de cima do ônibus. Quanto a bagagem principal também há limites e evite levar algo que você não consiga carregar sem ajuda.

Consulte o limite de bagagens e leia mais AQUI. 

5- Horário da viagem de ônibus

Fique muito atento ao horário indicado para o seu embarque no ônibus, pois a saída costuma ser pontual. Inclusive, o ideal é chegar 25 minutos antes para que você se acomode melhor, deixe sua mala no bagageiro ou corrija eventuais problemas caso eles existam. 

Fique atento ao tempo das paradas. Se o motorista avisa que serão 15 minutos não ultrapasse esse tempo, pois além de haver a possibilidade de sua ausência não ser notada e o ônibus partir, é desrespeitoso para com os outros passageiros, pois a viagem pode ser atrasada por isso. 

Ah, outra dúvida comum é: vai ter parada? Se a sua viagem é mais longa a resposta é sim, com certeza. Normalmente, as paradas acontecem em intervalos de 3h ou no máximo 3h30 de viagem.

6- Tipo de ônibus

Na hora de fazer a reserva da sua viagem, fique muito atento ao tipo de assento que você comprou, pois a maioria dos ônibus têm mais de um tipo de assento. Semi-leito são os assentos mais estreitos com apoio de pé e inclinação moderada. Os assentos leito se inclinam muito mais, possuem poltronas mais largas e apoios de pé. Já os assentos cama têm poltronas largas, inclinação completa e apoios de pé móveis. Compre assentos confortáveis sempre, porque uma viagem desconfortável pode ter como consequência dias de dores no corpo.

7- Mal-estar na viagem

É comum que as pessoas tenham náuseas, enjoos ou tonturas ao viajar de ônibus. O importante é conhecer o comportamento do seu corpo e se prevenir. Medique-se antes da viagem  — com indicação médica, é claro —  e fique atento. Caso tenha algum mal-estar mais intenso, é importante notificar o motorista, pois ele pode te ajudar. 

Outro ponto muito importante: nunca tome medicação em excesso. Isso pode te dopar e dificultar que você preste atenção na viagem, paradas, ao ônibus, ou mesmo no assento em que você está. Ficar dopado (a) não é seguro, especialmente se você estiver viajando sem companhia. 

Mesmo que você não passe mal com frequência, leve medicamentos básicos, pois você pode sentir algum desconforto. Ah, e aproveite para movimentar-se nas paradas, pois isso faz o nosso corpo responder melhor a uma viagem longa.

Por fim, a dica mais importante é: aproveite a viagem! Escolha bons assentos, o melhor horário para você viajar e aproveite a estrada. Tire fotos, ouça música, leia livros e torne esse momento o mais agradável possível. Boa viagem!

Gostou do conteúdo? Então acompanhe as nossas dicas de viagem no Blog da Buser

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados