fbpx

Veja 6 dicas de passeios gratuitos em São Paulo!

6 minutos para ler

A capital paulista é uma das cidades mais famosas do país devido ao seu ritmo agitado e sua extensão. No entanto, nem só de trabalho vive o paulistano. Existem vários passeios gratuitos em São Paulo que proporcionam momentos únicos, conhecendo novas culturas, aproveitando o ar puro e riqueza em cultura e arte.

Além dos moradores, muitos turistas buscam se aventurar na cidade grande. E, de fato, podem sair de lá com a bagagem cheia de momentos inesquecíveis. Repleta de lugares incríveis e famosos, a cidade oferece entretenimento para todas as idades, gostos e objetivos.

Que tal tirar um tempo no domingo e passear na Avenida Paulista ou aproveitar um dia no Parque Ibirapuera? Se você busca por cultura, pode escolher entre os museus com exposições gratuitas espalhados pela cidade.

Para ajudar você com o roteiro de viagem para São Paulo, separamos alguns lugares com passeios gratuitos que são indispensáveis de se conhecer. Continue com a gente!

1. Parque Ibirapuera

Vamos começar falando de um dos parques mais conhecidos do Brasil. O Parque Ibirapuera é um dos destinos mais famosos de São Paulo, com uma imensa área verde. O local é ideal para quem busca um refúgio com contato com a natureza e “ar puro”, em meio ao caos da cidade grande. Além disso, o espaço conta com museus, o famoso planetário, restaurantes e uma ampla área para esportes.

A entrada no parque é gratuita, porém, algumas atividades são pagas. No entanto, se o seu objetivo é curtir um final de semana em um ambiente rodeado de natureza, fazer um piquenique, andar de bicicleta, e aproveitar um tempo em meio a natureza com a família ou amigos, o Ibirapuera é o local certo.

2. Avenida Paulista

A Avenida Paulista é uma das mais famosas do país. Durante os domingos, o trânsito é fechado para carros, dando lugar a uma extensa área de lazer, que logo é ocupada por diversas pessoas que aproveitam o dia para fazer atividades ao ar livre. Com o espaço disponível, é possível andar de bicicleta, skate, patins, caminhada, corrida e muitos outros esportes.

As bandas de rua dão o ritmo do dia, tocando diversos estilos musicais. Além disso, apresentações artísticas são realizadas no local, levando cultura e entretenimento para os visitantes. Outra atração que pode agradar é visitar as barracas de artesãos que expõem variados estilos de trabalhos.

3. Museu do Futebol

O futebol reflete a alma do brasileiro, por isso, o Museu do Futebol é um dos mais visitados do país. Inaugurado em 2008, ele é acessível a todos os públicos, e mostra como o futebol se tornou tão importante para a nossa cultura. Com entrada gratuita às terças-feiras, é um dos passeios gratuitos em São Paulo que valem a visita.

O espaço conta com quinze salas temáticas que compõem a exposição principal. Além disso, apresenta exposições temporárias sobre futebol, e a primeira biblioteca pública especializada no esporte. Para os amantes de futebol, essa é uma visita que não pode estar de fora do roteiro.

4. Centro Cultural de São Paulo

Considerado um dos centros culturais mais importantes de São Paulo, foi inaugurado em 1982, com projeto arquitetônico assinado por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles. É uma das arquiteturas mais elogiadas e considerado um dos projetos mais significativos da capital paulista.

O espaço abriga a discoteca Oneyda Alvarenga, um conjunto de bibliotecas, um jardim suspenso, a pinacoteca municipal, a coleção Missão de Pesquisa Folclóricas de Mário de Andrade, além de oferecer diversos cursos e apresentações artísticas. Local ideal para respirar arte e cultura em São Paulo.

5. Bairro da Liberdade

Você pode conhecer a cultura japonesa sem sair do Brasil, sabia? É isso mesmo, o Bairro da Liberdade é onde se encontra a maior concentração da comunidade nipônica fora do Japão. Um local cheio da cultura oriental, onde você pode passear e aproveitar a decoração, comércios, a gastronomia típica e visitar o Jardim Oriental. Além de ser um dos bairros mais famosos de São Paulo.

Além disso, aos finais de semana, acontece a famosa Feirinha da Liberdade. Com quase 200 barracas, eles trazem a cultura japonesa por meio da culinária típica do país, além de diversas outras com produtos que relembram a cultura e costumes do país. É, de fato, um passeio muito agradável e cheio de conhecimento. 

6. Centro Cultural do Banco do Brasil

Se você gosta de conhecer lugares cheios de arte e cultura, não pode deixar de visitar o Centro Cultural Banco do Brasil. Sabia que, de acordo com o ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, ele é um dos museus/centros culturais mais visitado do país?

Com uma programação variada, o CCBB é um dos passeios mais incríveis para se fazer em São Paulo. O espaço conta com apresentações teatrais pagas e gratuitas, além de cinema e exposições, que podem ser visitadas gratuitamente.

Preparação para a viagem

Gostou dessas dicas? Então, é hora de montar o seu roteiro de viagem e colocar esses passeios na sua lista. É importante atentar para os detalhes da viagem, como a compra de passagens de ônibus com antecedência para que não haja imprevistos na hora do embarque. Além de escolher, com calma, os dias e locais que deseja visitar.

Com a Buser você pode fazer a sua viagem com conforto, qualidade e confiança. Para a sua segurança todos os nossos motoristas são certificados pela ANTT. E os nossos ônibus passam por testes de qualidades, além de oferecer várias opções de poltronas. Não deixe para depois, entre em nosso site e reserve as suas passagens.

Viu como você encontra diversos passeios gratuitos em São Paulo? A cidade é repleta de opções para todos os gostos e estilos. Se você é amante da natureza pode visitar o Parque Ibirapuera, se gosta de arte e cultura conta com inúmeras opções de museus e centros culturais.

São Paulo é uma das cidades mais visitadas do país e conta com um amplo leque de atividades gratuitas para você poder aproveitar cada segundo. Com isso, pode conhecer mais sobre as particularidades desse grande centro, sem gastar muito com a viagem.

Se você gostou deste texto e quer mais dicas como estas, curta a nossa página no Facebook e fique atento aos nossos conteúdos! 

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados