fbpx

Turismo de aventura: 7 melhores destinos no Brasil para se aventurar

6 minutos para ler

Você é um apreciador do turismo de aventura? Existem viajantes que, ao contrário da maioria, não buscam destinos para descansar, pelo contrário, eles procuram por aventura e apreciam a prática de esportes no meio da natureza.

Esse tipo de viagem é excelente para quem gosta de adrenalina e diversão. Por isso, se o seu desejo é testar os seus limites e sair da sua zona de conforto, o turismo de aventura é o mais indicado. Não se preocupe, porque existem diversas modalidades disponíveis para todos os tipos e níveis de aventureiros.

Se você tem vontade de praticar esse tipo de turismo, continue a leitura deste post. Separamos os 7 melhores destinos do Brasil para você se aventurar!

1. Capitólio – MG

Capitólio é um famoso destino de turismo de aventura em Minas Gerais. O município se popularizou principalmente por causa do cartão-postal do mirante Janela do Céu que emoldura a maioria das fotos turísticas da região.

A cidade fica localizada a cerca de 280 km de Belo Horizonte, 600 km do Rio de Janeiro e 450 km de São Paulo e costuma receber turistas das três maiores capitais do Sudeste.

O Lago de Furnas, formado pela represa da hidrelétrica, se tornou uma praia artificial que rende mergulhos e passeios de barcos. Também existem diversas grutas e cachoeiras nos arredores.

Os esportes radicais são frequentes na cidade, especialmente as trilhas para mirantes. Esse destino é ideal para quem quer entrar em contato com a natureza e se aventurar!

2. Serra do Cipó – MG

Mais uma opção em Minas Gerais, a Serra do Cipó está localizada a somente 100 km de Belo Horizonte. Por conta da sua proximidade, os moradores e visitantes da capital do estado costumam visitar o local em suas férias e durante os fins de semana.

O maior destaque da Serra do Cipó são as cachoeiras e trilhas, além de grutas misteriosas e um cânion. Com um rico ecossistema e grande variedade de flora e fauna, esse é um bom destino de aventura para quem gosta de esportes como rapel, trekking, alpinismo, mountain bike e rafting.

3. Boituva – SP

A cidade de Boituva, na região de Sorocaba, em São Paulo, é conhecida por proporcionar momentos inesquecíveis para os aventureiros. No local, é possível saltar de paraquedas e andar de balão, por exemplo.

O salto duplo de paraquedas é o mais indicado para quem não é um paraquedista profissional. Nessa modalidade, inicialmente, é feito um voo panorâmico pela cidade até atingir a altura de 12.000 mil pés (quase 4 mil metros).

Depois, os saltos são acompanhados de um instrutor e contam com um minuto de queda livre a 220km/h, até o momento em que o paraquedas é aberto e o aventureiro pode passar por volta de cinco minutos voando e apreciando a vista com calma.

Uma opção menos radical disponível na cidade, mas também de muita aventura e beleza incomparável é voar de balão. Para aproveitar esse passeio é necessário acordar cedo, porque o voo costuma ter início antes das 7h.

Os participantes podem acompanhar toda a preparação do voo, ou seja, o processo de receber os cilindros de gás e encher o balão com ar quente usando maçarico. O voo costuma durar por volta de uma hora e passa por locais como o Rio de Piracicaba e as montanhas ao redor da cidade.

4. Brotas – SP

A cidade de Brotas está localizada no interior de São Paulo, a aproximadamente 240 km da capital, e é considerada o centro do turismo de aventura no Brasil! No local existem diversas atrações que permitem que você libere bastante adrenalina.

A opção que costuma ser mais buscada na cidade é o rafting — um passeio de botes em velocidade pelo Rio Jacaré Pepira. Também é possível optar por realizar rapel em cachoeiras.

Para quem é mais conservador na aventura, as opções mais indicadas são o bóia cross, o arvorismo e o passeio de quadriciclo. Se você é do tipo que prefere somente relaxar e tomar um banho de cachoeira, não se preocupe, porque Brotas conta com mais de 70 delas!

5. Arraial do Cabo – RJ

Famosa por ter diversas belezas naturais, Arraial do Cabo é uma cidade localizada a 160 km da capital do Rio de Janeiro. Por causa de sua água do mar transparente e areia clara, o local ficou conhecido como “Caribe Brasileiro”.

No entanto, as suas belezas não param por aí, já que Arraial do Cabo também conta com vida marinha em abundância e, por isso, ficou famosa por ser a capital do mergulho e o destino perfeito para quem quer, além de aproveitar as praias, sentir a emoção de mergulhar.

6. Iporanga – SP

Aqueles que apreciam cavernas não podem deixar de visitar o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o famoso PETAR, localizado em Iporanga, no estado de São Paulo.

O parque conta com mais de 350 cavernas na vegetação da Mata Atlântica, além de diversos locais de apoio para os aventureiros que desejam desbravar o local.

7. Teresópolis – RJ

A cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, conta com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um excelente local para quem gosta de fazer turismo de aventura. Entre as suas principais atividades estão o trekking e as escaladas

O parque é protegido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e conta com famosas atrações, como a Pedra do Sino — que tem mais de mais de 2.200 metros de altitude e uma bela vista para a Baía da Guanabara —, além da pedra do Dedo de Deus, apreciada pelos escaladores.

O aventureiro também pode optar por fazer uma travessia em todo o parque em um trajeto de 43 km que pode ser percorrido em até 4 dias, com pontos de apoio em locais estratégicos.

Agora que você já conhece os 7 melhores destinos de turismo de aventura no Brasil, escolha um deles e comece a planejar uma viagem para se divertir no meio da natureza. Lembre-se de analisar as opções de transporte e hospedagem durante o seu planejamento e embarque nessa modalidade o quanto antes!

Se você gostou das nossas dicas, continue a visita no blog da Buser e conheça 4 cidades para fazer ótimos passeios ao ar livre!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados