fbpx

Veja quais são os melhores destinos de águas termais no Brasil

12 minutos para ler

O Brasil está repleto de lugares incríveis para conhecer e relaxar. Entre os diferentes tipos de viagem e atrações com essa finalidade, os destinos que têm águas termais no Brasil são muito procurados pelos turistas.

Esse tipo de água recebe um aquecimento natural oriundo da própria terra. Além de contar com esse benefício da natureza, que por si só já torna o destino atrativo, muitos locais costumam oferecer outras comodidades aos visitantes, possibilitando férias ou períodos de descanso inesquecíveis.

Se você tem curiosidade de conhecer águas termais no Brasil, este post foi feito especialmente para você! Nele, mostraremos os melhores locais para visitar e aproveitar muito desse recurso. Acompanhe!

Quais são os benefícios das águas termais?

As águas termais são naturalmente aquecidas por algum evento que acontece sob a terra. A presença de vulcões ativos ou já extintos geralmente contribuem para a formação dessa reserva.

Apesar disso, no Brasil não há nenhuma água termal proveniente do aquecimento causado por vulcões. No país, as fontes hídricas são naturalmente aquecidas devido a um evento chamado de gradiente geotérmico. Nesse caso, a temperatura é elevada conforme a profundidade da terra, sendo que quanto mais profunda, maior é o aumento.

Além de proporcionar momentos de descanso e intensa alegria, as águas termais ainda oferecem diversos outros benefícios para quem se banha nelas. A seguir, separamos alguns dos principais para você conhecer.

Relaxamento corporal

O primeiro benefício que as águas termais oferecem é o relaxamento do corpo. Estar em um resort ou parque em meio à natureza e se banhar em águas quentes, por si só, já é excelente para se desligar dos problemas.

Somando a essa experiência, as propriedades da água, como a presença de minerais variados e nutrientes também contribuem para a saúde, aumentando essa sensação de relaxamento e de bem-estar.

Fuga do estresse

Além dos efeitos positivos que as águas termais trazem para o corpo, também é possível destacar os inúmeros benefícios que elas podem proporcionar à saúde mental. Um dos principais é a fuga e a diminuição do estresse.

Devido à rotina corrida, esse problema é muito comum nos dias atuais e afeta a qualidade de vida de grande parte das pessoas. Por isso, combatê-lo, relaxando e aproveitando a natureza, mesmo que por pouco tempo, como um final de semana, já é ótimo para a mente.

Alívio de dores

Com o passar dos anos, o nosso corpo começa a dar sinais de uso, que normalmente é refletido em dores. Um dos principais problemas que atingem os adultos é o desgaste das articulações e cartilagens, mais conhecidas como artrite ou artrose.

A temperatura das águas termais e as propriedades presentes nelas ajudam a amenizar essas dores que podem afetar a capacidade de movimentação do indivíduo e diminuir muito a qualidade de vida. Além disso, o relaxamento da musculatura corporal também traz uma sensação de “estar renovado”.

Diminuição de problemas respiratórios

Outra grande vantagem das águas termais é a diminuição de sintomas provenientes de problemas respiratórios que possam estar ativos, como asma, bronquite, rinite, entupimento nasal etc.

A principal ação das águas termais nesses casos é realizada pelo vapor que o calor libera no ambiente. Passar algumas horas se banhando e inalando o vapor pode ser muito positivo para amenizar essas doenças.

Melhora da pele

Outra vantagem que as águas termais trazem para o corpo é o rejuvenescimento da pele e a melhoria de problemas comuns também aos jovens, como as espinhas. Mais uma vez, os minerais e nutrientes são os responsáveis por essa ação restauradora da pele.

Por meio deles, as camadas da pele são constantemente renovadas, amenizando o aparecimento das rugas, diminuindo a oleosidade e combatendo problemas de pele comuns como inflamações e psoríase.

Quais são os melhores destinos de águas termais no Brasil?

Agora que você já sabe quais são os benefícios das águas termais, chegou o momento de conhecer os melhores destinos do Brasil para aproveitar todas as vantagens que elas proporcionam! Confira a seguir a lista que preparamos para você!

Araxá – Minas Gerais

A cidade de Araxá, em Minas Gerais faz parte de um circuito de cidades históricas e é reduto de águas termais e lamas negras. Essas características atraem turistas durante o ano inteiro, interessados em relaxar e aproveitar a região. A 360 km de Belo Horizonte, 570 km de São Paulo e 520 km de Goiânia, o destino conta com o Grande Hotel Termas do Araxá, que teve a sua inauguração realizada durante a Segunda Guerra, em 1944.

Arquitetura ímpar, trilhas para caminhadas, aluguel de bicicleta, stand up paddle e caiaque, piscina interna e infantil, SPA e restaurantes são algumas atrações do hotel. Além disso, a cidade também abriga outros pontos turísticos, como a fábrica de doces Dona Joaninha e a fazenda de Alexandre, que mostra a produção do queijo minas e oferece um produto premiado em muitas ocasiões.

Gravatal – Santa Catarina

Gravatal é um destino muito cobiçado no sul do Brasil. Com fácil acesso a partir de capitais como Florianópolis (160 km), Porto Alegre (340 km) e Curitiba (440 km), a cidade fica próxima a outras atrações bem famosas na região: a Serra do Rio do Rastro e as belas praias catarinenses.

Além desses atrativos, Gravatal conta com as famosas águas termais que podem ser aproveitadas dentro de diferentes hotéis da região, como o Hotel Internacional, Hotel Termas, Hotel Termas do Lago, Termas Park Hotel e Cabanas Termas Hotel.

Cada um deles tem suas próprias atrações e especificidades. O interessante é pesquisar um por um e escolher aquele que se encaixa melhor com as suas expectativas com a viagem e possibilidades de orçamento.

Águas de Lindóia – São Paulo

A cidade Águas de Lindóia fica localizada a 160 km da capital paulista e a 90 km de Campinas. O principal hotel da região (Grande Hotel Glória) começou a ser construído em 1929 e, atualmente, divide o cenário com algumas outras opções de hospedagem.

Além do circuito hoteleiro que oferece a possibilidade de se banhar nas águas termais, a cidade tem outras atrações turísticas, como a Praça Adhemar de Barros, que é um cartão-postal da região, as trilhas de Jeep, os passeios de ecoturismo, o morro pelado e as visitas aos ranchos da região como o São Nicolau e o Engenho do Barreiro. 

Quem estiver de passagem ou não quiser gastar muito com hospedagem, pode aproveitar as águas termais no Balneário Municipal. O local oferece banhos termais, massagens, uso de piscina, aromaterapia, sauna, SPA etc. Cada serviço tem o seu próprio valor, e você pode consultar cada um diretamente no site deles

Mossoró – Rio Grande do Norte

A cidade de Mossoró, segunda maior do Rio Grande do Norte, é a opção perfeita para aquele viajante que quer conhecer as belezas dos estados litorâneos e quentes do Brasil, e ainda aproveitar muito um destino que oferece águas termais. Inclusive, essa é a única cidade do nordeste do país que oferece essa possibilidade.

Para aproveitar as águas naturais e quentes em Mossoró é preciso se hospedar no Thermas Hotel Resort, que foi reaberto recentemente e disponibiliza 12 piscinas para todos os gostos e idades. Além delas, é possível também aproveitar muito no lago artificial com mais de 10 mil metros quadrados de extensão. O hotel tem ainda quadra de tênis, futebol, pista de corrida, caiaque, restaurantes, bar com música ao vivo, tobogã e muitas atrações para toda a família.

Mossoró está localizada estrategicamente próxima a diversas atrações famosas do nordeste. Sua distância para duas importantes capitais é respectivamente: 280 km de Natal e 240 km de Fortaleza.

Rio Quente – Goiás

Um dos destinos mais famosos do centro-oeste brasileiro é a cidade de Rio Quente, em Goiás. Ela fica próxima a Caldas Novas, outro local muito procurado pelas águas termais. Na verdade, ambas se beneficiam do Parque Estadual da Serra de Caldas, que fica localizado entre elas e conta com 18 minas de águas aquecidas, e o rio de águas quentes mais extenso do mundo, com 12 km de comprimento.

Para apreciar as águas, a cidade tem um extenso complexo de resorts e hotéis, além de dois parques aquáticos. É possível ficar hospedado em algum dos hotéis que têm convênio e estão dentro dos parques. Ao todo, Rio Quente tem 7 opções de hospedagens, sendo que 3 delas têm acesso direto aos parques e 4 ficam localizadas fora deles.

Para chegar até Rio Quente e aproveitar as mais de 300 piscinas de águas termais com temperaturas acima de 30º graus, são 175 km partindo de Goiânia, 315 km de Brasília, 180 km de Uberlândia e 450 km de Ribeirão Preto.

Foz do Iguaçu – Paraná

Foz do Iguaçu é uma cidade especial, uma vez que faz fronteira direta com outros dois países: Paraguai e Argentina. É lá que fica localizada a famosa “Ponte da Amizade”, que atrai muito turistas durante todo o ano, interessados em fazer compras no país vizinho. Além do comércio, a cidade também tem importantes atrações como as Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e os hotéis com águas termais.

Um dos mais famosos do circuito é Mabu Thermas Grand Resort. Ele disponibiliza uma extensa praia de piscina natural, com água em temperatura próxima a 37º graus. Quem quiser investir um pouco mais pode ficar hospedado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as cataratas e o luxuoso Hotel Belmond das Cataratas.

Como fica localizada na fronteira do país, Foz do Iguaçu está um pouco distante das principais capitais. Para chegar até lá partindo de Curitiba são 635 km, de Porto Alegre 900 km, de Florianópolis 940 km e de São Paulo 1060 km.

Olímpia – São Paulo

Olímpia, no interior de São Paulo, fica localizada a 50 km da famosa cidade de Barretos, 140 km de Ribeirão Preto e a 200 km da capital do estado. Ela é conhecida pelas suas diversas atrações aquáticas, como parques e piscinas com águas termais.

Muitas pessoas escolhem o destino para passar um final de semana de muita diversão. O parque aquático com águas termais mais famoso é o disputado Thermas dos Laranjais, com atrações para todos os gostos. São brinquedos radicais, toboáguas com boias que chegam a até 70 km/h, montanha-russa na água, praia com ondas, piscinas para surfe e muito mais!

Com múltiplas opções de hospedagem que variam desde grandes resorts até o aluguel de casas, é possível fazer a visita a Olímpia caber nos mais variados bolsos. Além disso, o destino também conta com diversos restaurantes. Se puder, visite a cidade em dias de semana, pois as filas nas atrações são muito menores.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

O último destino de águas termais no Brasil que separamos para você conhecer é a Chapada dos Veadeiros. Localizada a 260 km de Brasília e a 430 km de Goiânia, essa é uma atração que serve para quem vai viajar sozinho, com os amigos ou em casal.

Ela faz parte de um Parque Nacional que abriga uma natureza exuberante. Cachoeiras, cânions, quedas d’água, trilhas, mirantes, desfiladeiros e muitos tipos de animais compõem a paisagem da região. Além de toda essa diversidade que faz um convite ao ecoturismo, há ainda três locais que oferecem piscinas naturais com águas termais aos viajantes: Pousada do Éden, Termas do Jequitibá e a Fazenda Morro Vermelho.

A Fazenda Morro Vermelho conta com três piscinas em que a temperatura da água fica em torno de 30 graus. É necessário pagar uma entrada para passar o dia no local e, para refeições, há um ótimo restaurante caseiro. A pousada do Éden também tem três piscinas e a água tem, em média, 28 graus. Quem preferir pode ficar hospedado por lá e aproveitar o acesso livre às piscinas. Por fim, em Termas do Jequitibá, você encontrará a maior das piscinas. O local também recebe visitantes para passar o dia e disponibiliza lanchonete.

Aproveitar as águas termais no Brasil, seja durante o passeio com os amigos, a família ou simplesmente uma viagem a trabalho traz muitos benefícios à saúde, conforme já vimos neste post. Agora que você já sabe disso, está esperando o quê para aproveitar e conhecer os destinos incríveis que mostramos para você?

Para facilitar a sua viagem, evite filas e diversas paradas do ônibus durante o trajeto. Escolha a Buser e tenha uma excelente experiência! Nela, você encontrará preços mais baratos, tecnologias de segurança como câmera de fadiga, conforto de verdade e praticidade. Além disso, não será necessário enfrentar todo o estresse e a burocracia da rodoviária.

E aí, está animado para aproveitar muito em algum dos destinos de águas termais no Brasil? Então, entre em contato com a Buser e garanta o seu bilhete sem precisar sair de casa!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados