fbpx

Beleza de Minas Gerais: conheça 6 cidades com paisagens incríveis

11 minutos para ler

As belezas de Minas Gerais atraem milhares de turistas durante todo o ano. E a Buser pode ajudar você a conhecer alguns desses destinos. Confira nossa lista de 6 cidades que atendemos em MG!

Minas Gerais é um estado cercado não somente de monumentos históricos e culturais, mas de muita natureza. As belezas de Minas Gerais vão de paisagens de tirar o fôlego, com montanhas, cachoeiras, matas com animais nativos da região, além de uma vasta vegetação. Por isso, ele é um dos mais procurados por turistas que procuram por aventura e por aqueles que querem conhecer mais da história do país.

Com um roteiro bem planejado, você consegue visitar várias cidades e conhecer os principais pontos turísticos. Aliás, as cidades do interior de Minas Gerais possuem um encanto só delas. Muitas são Patrimônios Históricos e se destacaram na construção da história do Brasil, além do turismo ecológico que cerca a maioria.

Para você se preparar para o próximo destino, trouxemos algumas dicas de cidades de Minas Gerais que você precisa conhecer. E você pode aproveitar porque todas elas são destinos da Buser, então, prepare o seu roteiro e venha se divertir!

1. Capitólio

Capitólio é uma das cidades mais convidativas de Minas Gerais. A 287 km de Belo Horizonte, essa cidade do interior de Minas tem as mais belas paisagens que você já viu. Por esse motivo, a cidade é procurada por turistas de todo o país durante o ano. Para chegar até lá, você pode contar com a Buser, que tem esse destino em seu itinerário. A sua viagem será muito mais tranquila e você vai conseguir aproveitar ao máximo os seus momentos em Capitólio.

É importante que você se programe com antecedência para reservar a melhor hospedagem. Isso porque os hotéis e pousadas da cidade ficam cheios o ano todo, devido à alta procura. No entanto, caso não encontre locais em Capitólio, pode optar por hospedagens nas cidades vizinhas, que não são longes e vão garantir um ótimo custo-benefício para você.

Agora que você já sabe da importância de planejar a sua viagem para Capitólio com antecedência, que tal conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade? Um dos principais atrativos é o “Lago de Furnas”.

Cachoeiras, poços e cânions são algumas atrações da região. Além disso, toda a beleza do local é exuberante. Sabe quando você perde o fôlego ao ver algo tão bonito? É assim que você se sente ao desbravar o Lago de Furnas. As águas doces de Furnas não se comparam a nenhum outro local, sendo tão intensas como as belezas do litoral brasileiro.

No entanto, para chegar às atrações, como os poços e cachoeiras próximos à borda, é preciso atravessar trilhas, que podem variar de dificuldade. Por ser um dos lagos mais extensos do mundo, as atrações só podem ser visitadas por meio de transportes aquáticos, como lanchas, escunas, entre outros.

2. Ouro Preto

Ouro Preto é uma das cidades que fazem parte da história do Brasil. Por esse motivo, possui uma bela arquitetura colonial, sendo patrimônio mundial da UNESCO desde 1980. Suas ruas são estreitas e nos levam de volta ao Brasil colonial, além das suas belezas naturais, que são o maior convidativo das cidades de Minas Gerais.

Se você é uma pessoa que gosta de história, Ouro Preto é a cidade certa. São inúmeros museus que trazem à tona a história do nosso país, como o Museu do Aleijadinho, localizado em frente ao centro histórico da cidade. Lá, você tem acesso às obras desse que é um dos artistas mais conhecidos do país.

O Museu da Inconfidência é outro muito importante. Isso porque ele reúne vestimentas e obras da época colonial. Além disso, todos os trabalhadores do local estão preparados para contar um pouco da história do Brasil, principalmente os acontecimentos daquele local.

Outro ponto importante da cidade é a Praça Tiradentes. Ela é um marco na nossa história, uma vez que foi onde o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, teve a sua cabeça exposta para a população. Esse é um momento triste da nossa história, mas que foi fundamental para que várias coisas mudassem. 

Ouro Preto é uma cidade turística muito procurada. Isso é devido à sua importância histórica, que a faz ser movimentada o ano todo, não só de turistas, mas também de universitários, que escolhem cidades do interior de Minas Gerais, como Ouro Preto, para estudar.

3. Poços de Caldas

Ao sul de Minas Gerais, Poços de Caldas está localizada em terreno vulcânico a 1196 metros de altitude e é mais uma das belezas de Minas Gerias. É conhecida por suas famosas águas termais, que podem chegar a 45°. Os seus visitantes acreditam que essas águas possuem propriedades terapêuticas, por isso, é comum encontrar pessoas que vão para curar algumas dores no corpo.

Além disso, a cidade é bastante procurada por casais apaixonados que gostam de aproveitar as águas quentes e aqueles que amam a natureza e as aventuras que podem encontrar nela.

Como está situada a metros de altitude, a paisagem da cidade é exuberante. Portanto, se você procura por um lugar diferente, que proporcione uma experiência única e quer aproveitar a ótima gastronomia mineira, Poços de Caldas é a opção perfeita.

Se a sua viagem é em casal ou em um grupo de amigos, vocês não podem deixar de visitar a Serra São Domingos, considerada o maior patrimônio ecológico da cidade. No Alto dela fica o cristo redentor que encanta os turistas que chegam até lá. É possível também a prática de esportes no local, como trilhas, pista de paraglider e a prática de down hill.

A cachoeira Véu das Noivas é outra atração muito conhecida da cidade. Com três quedas d’água, com uma delas de 10 metros de altura e 15 de largura, as águas possuem uma correnteza encantadora para quem está por perto. A cachoeira está localizada no Complexo Turístico Véu das Noivas, que é composto por paisagens de mata ciliar e rochas.

4. Juiz de Fora

O município de Juiz de Fora foi fundado no começo do século XVIII e conta com uma grande variedade de pontos turísticos, desde museus, parques e cachoeiras. Além, claro, da rica culinária mineira, que atrai milhares de visitantes todos os anos para visitar as cidades do interior.

Juiz de fora é uma cidade organizada, por isso, escolher o que fazer é muito mais simples do que você imagina. Assim, recomendamos que você pesquise e faça o seu roteiro antes de sair de casa. Desse modo, poderá aproveitar com mais tranquilidade cada ponto turístico que optar por visitar e levar na bagagem as melhores histórias.

Embora não esteja presente nos roteiros turísticos de Minas Gerais, Juiz de Fora possui grandes atrativos que encantam os seus visitantes. Chamada de “Princesinha de Minas”, a cidade é rodeada de montanhas, cachoeiras de tirar o fôlego por suas águas cristalinas e uma bela vegetação nativa.

Além disso, possui em seu repertório grandes museus que valem a pena conhecer. Se você gosta de história, a primeira opção de visita pode ser o Museu Mariano Procópio. A visita vale a pena, pois além de conhecer mais da história local, você visitará um dos primeiros museus do Brasil e o primeiro de Minas Gerais.

Outro local que você não pode deixar de conhecer na cidade é o Parque da Lajinha. Localizado no coração da cidade, o lugar possui mais de 140 mil m² com trechos de mata atlântica e uma fauna rica. 

O Parque Halfeld é de igual beleza e conta com ótimas trilhas para quem é amante da natureza. Ademais, possui espaço para caminhadas, bancos de descanso e é bastante arborizado, o que pode render um dia inteiro de passeios e ótimas lembranças.

5. Belo Horizonte

Capital de Minas Gerais, Belo Horizonte é um dos principais destinos turísticos do estado. BH é uma daquelas cidades que se encaixam perfeitamente em um roteiro de final de semana prolongado ou viagens de última hora. Basta algumas pesquisas para você encontrar diversas atrações gratuitas para aproveitar a cidade.

A cidade é repleta de opções para passar o dia e se encantar. Um dos passeios obrigatórios – e pode ser o primeiro – é a visita na Lagoa da Pampulha. O local é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e conta com um conjunto de atrações. Você pode percorrer toda a extensão de bicicleta, a pé ou de carro. Mas não deixe de conhecer os principais pontos, que são: a Casa de Kubitschek, a Igrejinha de São Francisco, o Museu de Arte Moderna e a Caso do Baile.

Atrações culturais não faltam em BH. A Praça da Liberdade, por exemplo, possui um dos maiores circuitos culturais do país. O local atrai não só visitantes da cidade, como também moradores que aproveitam a diversão que o lugar proporciona. É um dos passeios mais completos em Belo Horizonte. Conheça algumas atrações:

  • Memorial de Minas Gerais;
  • Casa FIAT de Cultura;
  • Centro de Arte Popular;
  • Museu Mineiro;
  • Museu das Minas e do Metal.

6. Araxá

Araxá é uma cidade famosa por suas águas terapêuticas. Isso acontece devido ao subsolo rico que existe em Minas Gerais. Uma das principais atrações da cidade é o Grande Hotel. Portanto, se você está planejando uma viagem para a cidade, não deixe de fazer a sua reserva e aproveitar o que há de melhor na hotelaria local.

O hotel chama a atenção por preservar a arquitetura original, com grandes salões e lustres de cristal que impressionam no prédio com 33 mil m² de construção. Além disso, conta com as águas termais de Araxá, proporcionando um belo spa com banhos terapêuticos, saunas, duchas e massagens.

O Complexo do Barreiro, parque entorno do hotel, é um dos primeiros passeios da cidade. Ele abriga lago, jardins, piscinas, bosques, trilhas e quadras para a prática de diversos esportes, passeios de bicicleta e charretes.

Araxá é uma cidade pacata, que preserva a sua história com os casarões que resistiram ao tempo, localizados no centro da cidade. O Museu Dona Beja, por exemplo, é abrigado em um deles. No local são exibidas cerca de 300 peças e mais vários mobiliários do século XIX. A história de Dona Beja foi exibida na extinta TV Manchete e o Museu guarda as indumentárias utilizadas.

Devido à sua localização, a cidade é muito procurada por amantes de esportes e aventuras. Isso porque ela é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Serra da Canastra, muito conhecido por suas cachoeiras, trilhas de mata fechada e os belos paredões de pedra. Com toda a certeza, a cidade é uma das belezas de Minas Gerais que você precisa conhecer.

É importante atentar ao meio de transporte que você vai utilizar. É fundamental levar em consideração coisas como a distância e qual meio de transporte você vai utilizar. Além disso, as estradas de Minas Gerais são ótimas para você optar por viajar com a Buser e aproveitar ao máximo o seu passeio, chegando mais descansado no seu destino.

Viu só como você pode aproveitar as belezas de Minas Gerais? São muitas opções para você se deleitar com passeios em cidades que reúnem história e paisagens deslumbrantes, além dos passeios cheios de aventura para você apreciar ao máximo os seus dias. No entanto, é muito importante que você monte um roteiro completo para a sua viagem. Portanto, fique à vontade para usar as nossas dicas para isso.

Gostou deste post? Então, conte com a Buser para conhecer as belezas de Minas Gerais de uma forma única e inesquecível!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados