fbpx

5 lugares para fugir da aglomeração no Rio de Janeiro

6 minutos para ler

Lugares para aproveitar o Rio de Janeiro sem aglomeração: conheça 5 destinos imperdíveis e curta a sua viagem com segurança!

Muitas pessoas compraram passagens com antecedência para destinos de viagem como o Rio de Janeiro para aproveitar as férias e curtir um pouco mais o verão, considerando que na data de embarque o contágio pelo coronavírus estaria menor.

Entretanto, a pandemia nos mostra que, mesmo com a vacinação iniciada, ainda ocorrem picos de contágio. Por isso, é preciso ter muito cuidado e manter o uso de itens de segurança como álcool em gel, distanciamento social e máscaras.

Independente de qual seja o cenário do momento, você não precisa desfazer as malas e cancelar a sua viagem. Existem muitos locais seguros no Rio de Janeiro para fugir da aglomeração e aproveitar muito! Confira 5 deles a seguir!

1. Grumari

O bairro de Grumari é um paraíso dentro da cidade do Rio de Janeiro. Localizado na Zona Oeste da capital, ele é administrado pela região da Barra da Tijuca, ficando mais ao sul do que a parte principal da Barra.

Se você se hospedar próximo ao posto 2, por exemplo, será necessário percorrer cerca de 27 quilômetros para chegar até lá, em um tempo médio de 40 minutos. Já para quem vem da Zona Sul a distância passa para 42 quilômetros e o tempo de deslocamento é de 1 hora.

Apesar de ser um pouco mais afastado, a beleza do local faz valer o tempo para chegar até lá! Grumari faz parte de uma reserva ambiental, por isso, o acesso é controlado, o que evita aglomeração. Além disso, há uma extensa faixa de areia, que permite que as pessoas aproveitem o dia de forma espaçosa à beira-mar.

Além da praia central de Grumari, há ainda outras belas opções para conhecer, como a praia de Abricó e a praia do Secreto. Aqueles que curtem trilha podem acessar ainda a Praia do Perigoso, a Praia do Inferno, a Praia Funda e do Meio.

2. Praia do Recreio

Outra boa opção na Zona Leste do Rio de Janeiro e um pouco menos afastada do que Grumari, é a Praia do Recreio dos Bandeirantes. O último canto dela é a Praia do Pontal, famosa por estar presente na música do Tim Maia.

O Recreio está localizado a aproximadamente 45 minutos da Zona Sul e a 25 minutos da Praia do Pepê, no posto 2 da Barra. A faixa de areia é espaçosa, o banho de mar é delicioso e muito atrativo para quem gosta de ondas um pouco mais agitadas. Você também pode aproveitar para observar os muitos surfistas que se divertem no local.

Para além da praia, há ainda outras atrações excelentes no bairro como o Museu Casa do Pontal, que reúne artes produzidas por artistas brasileiros; e o Parque Ecológico Chico Mendes, com uma ampla área verde, lagoas e natureza.

3. Jardim botânico

Uma das atrações imperdíveis da capital fluminense, que muitas vezes acaba ficando de fora da lista dos turistas (e até mesmo dos próprios cariocas) é o Jardim Botânico da cidade. Fundado em junho de 1808, o local conserva uma vasta biodiversidade, com vegetações incríveis e espécies do mundo inteiro.

Ele fica localizado atrás da Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo um fácil acesso para quem está hospedado na Zona Sul da cidade. Inclusive, você pode chegar caminhando por um percurso que dura em torno de uma hora.

Já lá dentro, é possível escolher uma das muitas trilhas para desbravar o parque. Para os mais calmos, há a possibilidade de escolher uma área tranquila para aproveitar as belezas do local ao ar livre, sem aglomerações.

O custo do ingresso para entrar no parque é de R$ 24 para adultos residentes no Brasil e R$ 15 para quem mora na cidade do Rio de Janeiro e nas regiões metropolitanas. Crianças pagam meia-entrada.

Atenção! Devido a pandemia do coronavírus, pode ser necessário agendar a visita. Acesse antes as normas de visitação e confira as regras, especialmente durante a pandemia.

4. Aterro do Flamengo

Muitos visitantes ao chegar no Rio de Janeiro passam pelo Aterro do Flamengo de carro, mas não costumam fazer uma visita ao parque. Ele fica localizado no bairro do Flamengo, um dos mais antigos da capital, e conta com uma vista exuberante com o mar à esquerda e o Pão de Açúcar ao fundo.

O parque conta com diversas atrações e é enorme, possibilitando uma visita sem aglomerações. Com quadras e pistas públicas, há a possibilidade de se praticar diversos esportes como futebol, skate, vôlei e basquete. Você ainda pode apreciar toda a beleza da Baía de Guanabara no fim de tarde.

Além das atividades esportivas, ainda é possível conhecer o Centro Cultural Municipal e sua bela construção conhecida como Castelinho. Diversas atrações são disponibilizadas no local de forma variada, por isso, é necessário consultar a programação antes.

5. Trilha do Pão de Açúcar

Apesar de o Pão de Açúcar ser um dos pontos turísticos mais badalados do Rio de Janeiro, a trilha que contorna o morro ainda é desconhecida de muitos turistas. Por isso, a pista Cláudio Coutinho costuma ser uma alternativa de passeio tranquilo.

Ela fica localizada na Urca, no canto esquerdo da Praia Vermelha. O acesso é tranquilo e a trilha em si também, uma vez que há uma pista bem construída, em tem poucos trechos apertados. Durante o percurso, a trilha vai contornando o mar e você pode ter uma vista exuberante da natureza durante diversos pontos da caminhada.

A linha de chegada se dá no topo do Morro da Urca, mais precisamente no local em que o bondinho faz a sua primeira parada. Ao chegar lá, você pode verificar o número de pessoas para decidir se faz uma visita, ou se retorna pela trilha até a Praia Vermelha.

É importante comentar que para chegar até o final do Pão de Açúcar acessando o bondinho, é necessário pagar ingresso. Também deve-se prestar atenção nas regras de funcionamento em decorrência da pandemia e ao horário de fechamento da trilha, que é às 18h.

O Rio de Janeiro é um dos destinos de viagem mais cobiçados do Brasil. Especialmente na alta temporada ele pode ficar cheio e ter pontos de aglomeração, principalmente nos pontos turísticos mais famosos da cidade, como o Cristo Redentor e a Praia de Copacabana. Apesar disso, não faltam lugares lindos para fugir da aglomeração e aproveitar muito a cidade. Por isso, escolha alguns, planeje o seu roteiro e aproveite tudo de melhor que só o Rio tem a oferecer!

Ficou animado para fazer as malas, embarcar no ônibus e desbravar um dos melhores destinos de viagem do Brasil? Para que você conheça um pouco mais do Rio de Janeiro, preparamos mais um post especial sobre o estado: 6 cidades litorâneas do Rio de Janeiro para conhecer. Confira!

E aí, curtiu o conteúdo?

Clique nas estrelas

Como você curtiu esse post...

Siga nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido bom para você!

Queremos sempre melhorar nossos posts!

Sua opinião é importante, o que podemos mudar neste post?

Posts relacionados